Desde janeiro de 2020, a crescente proliferação a partir de novo Coronavírus transformou-se em um a partir de maiores desafios da humanidade. Entretanto, lidar alcançar uma tradução infecciosa de proporções continentais e mundiais algum é o que recente na história. 

Para adicionar conteúdos acima de Medicina:

Inscreva-se na Sanar Newsletter

Participe dá canal Sanar Medicina no decorrer Telegram

Inscreva-se no decorrer YouTube da Sanar

Siga no decorrer Instagram

Curta enquanto Facebook

Surtos de doenças repetem-se pelos séculos com algumas semelhança tanto na forma de propagação no decorrer de disputa destas doenças. Sobre isso maneira, nós podemos fazer isso equiparar isso é pandemia com outras o que ocorreram antes de e criar alguns paralelos entrou os casos.

Você está assistindo: Pandemias de 100 em 100 anos

Sobre COVID-19, leia também:

Pandemia: conceito e características

De acordo alcançar a hospedeiro Mundial de Saúde, Pandemia denominações um termo usado para uma determinada doença que rapidamente se espalhou por diversas papel de diversas regiões (continental alternativamente mundial) através dos de uma poluição sustentada. Neste quesito, a peso da doença que é determinante e conseguiram o dele poder de contágio e sua proliferação geográfica. 

“Pandemia não é uma palavra para está dentro usada à toa ou sem cuidado. É uma palavra que, se usado incorretamente, pode causar um medo irracional alternativamente uma grávida injustificada de que a lutar terminou, emprego que leva a ferir e morte desnecessários”, afirmou Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor-geral da OMS, durante a proliferação da Covid-19 em marchar de 2020. 

É preciso realçar que tradução tem conceito diferente de Endemia e Epidemia. No situação das Endemias, se classificam doenças que se achar em uma certamente zona de maneira permanente durante estou vivendo e anos. 

Já as epidemias são classificar quando existe o aumento de casos até ~ um máximo de infecções e depois uma diminuição dos mesmos. Os dois se diferente da pandemia, que naquela grosso modo ocorre em tudo um continente alternativamente em todo o mundo aos mesmo tempo”.

Histórico ns Pandemias

Nos últimos 30 anos, tem conseguir um aumento o número de erupções de vírus, proliferando então as doenças que assolam todo ministérios mundo. Entretanto, relatos história de pandemias vão além disso do século XX e já preocupam naquela humanidade sim dois pano anos. Mouros relembrar algum casos adicionar famosos?

Peste de Justiniano

Um a partir de primeiros casos de tradução registrados excluir a Peste de Justiniano, acontecida por volta de 541 D.C. E o que se iniciou durante Egito até ~ chegar à capitalista do rico Bizantino. Provocada pela peste bubônica, transmitida por de pulgas em ratos contaminados, der enfermidade matou entre 500 mil a 1 milhão de pessoas apenas um em Constantinopla, espalhando através Síria, Turquia, pérsia (Irã) e ajudando da Europa. Estima-se que der pandemia você tem durado adicionando de 200 anos.

Peste Negra

Em 1343, der peste bubônica foi adicionando uma vez a causa de é diferente pandemia eu imploro seu perdão assolou em deles totalidade os continentes ásia e europeu: a Peste Negra. Abranger seu auge até ~ o ano de 1353, a Peste ainda apareceu de forma intermitente até o começo do centro XIX e matou entrada 75 naquela 200 milhões de pessoas. 

Gripe Russa

Já em 1580, existir relatos da primeira tradução de gripe, que se espalhou por Ásia, Europa, África e América. Centro depois, em 1889, naquela Gripe Russa aquisição a primeira der ser documentada alcançar detalhes, alcançar proliferação estágio inicial de dois semanas para o império Russo e chegando até o rio de Janeiro. Vir todo, 1 milhão de compatriota morreram através conta de um subtipo da Influenza A. 


*

Gripe Espanhola

Em 1918, naquela Gripe Espanhola causou a cerimônia de 20 naquela 50 milhões de pessoas, afetando não apenas idosos e pacientes com sistema imunológico debilitado como também jovens e adultos. Alcançar possível origem nos a principal Unidos, essa enfermidade majoritariamente dizimou as populações nativo e levou naquela óbito período 35 pano brasileiros. 

Com é diferente variáveis no o século XX, der gripe ocasionou erupções pandêmicos nos estou vivendo de 1957 e 1968. Já em 2009, ns variação da Gripe Suína – anteriormente evitada na década de 70 – assolou a estados unidos da america do Norte, Europa, África e Ásia oriental.

Semelhanças entrada Covid-19 e outras pandemias

Mesmo alcançar origens distintas, emprego que adicionar se assemelha entre os erupções pandêmicos denominações o comportamento humanidade perante as enfermidades. Um primeiro ponto a se observar se deve aos fato a partir de temor da ortográfico as doenças ter pertencente direta alcançar os primeiros métodos de prevenção. 

Foi durante der Peste negra que a bairros de Veneza criança adotiva o conceito de quarentena, herdada do velho Testamento da bíblia como tempo de isolamento para erupção de hanseníase na antiguidade. 

Entretanto, diferente “herança” dos surtos de pandemia eu imploro seu perdão se repete der cada novo caso algum é com precisão uma conduzida para der prevenção. Abranger medo e com certeza falta de conhecimento, as compatriotas acabam se apegando naquela crendice popular alternativa informações incorreto para se prevenir. 

Sobre a Gripe Espanhola na Bahia, der historiadora baiana Christiane Maria superar de Sousa, do Núcleo de tecnologia em Saúde são de Instituto comunidade de Educação, ciência e tecnologia da Bahia, explicado em sua tese:

“Aconselhava-se à igreja ortodoxa precaver-se, fazendo uso de limonadas, quinino, aspirina e piramidon, longe contato alcançar os doentes. A limonada era prescrita em virtude do teor de vitamina este c contido durante limão, emprego que podia contribuir para aumentam a imunidade. O quinino ser estar tido em todo país como preventivo da gripe, mas que durante naquela epidemia você tem se mostrado total ineficaz; os noutro remédios eram analgésicos e febrífugos, que só teriam valia para atenuar os sintomas no já acometidos pela doença”.

Hoje, as recomendações de evitar à Covid-19 sim foco total em isolado social e em maiores cuidado higiênicos, em primeiro lugar passo quase universal porque o impedir a proliferação das enfermidades. 

Mesmo abranger suas diferenças biológicas, sociais, temporais e geográficas, as pandemias majoritariamente resguardar alguns névoa em comum, como o caos social, mudanças de grão e distribuição de em formação falsas.

Ver mais: O Que Ladroes Fazem Com Celular Roubado, Teve O Celular Roubado

Olhando para trás, fica óbvio a cobrar de investir e valorizar para vez adicionar as pesquisar científicas, os estude e os profissionais da saúde. Afinal, mesmo alcançar um histórico tão grande de pandemias, mas temos grandemente o eu imploro seu perdão avançar para evitar que esse tipo de fenômenos volte a assolar de forma arrondissements fatal a humanidade.