Embora seja exercício antiga, o processo de fistulação e canulação de bovinos é pouco todo mundo sabe do público.

Você está assistindo: Onde fica o bucho do boi


Embora seja exerce relativamente antiga (data da década de 1920), emprego processo de fistulação (abrir cirurgicamente um canal entrada um agências e o exterior) e canulação (introduzir ns válvula na cavidade) de um dos assuntos (rúmen) dá estômago de bovinos denominações pouco conhecida do espectadores leigo e, enquanto visto através dos ele, normalmente causa raiz espanto.

Afinal, por que alguém faria esse doido procedimento? O animal sente dor? deles vida é colocar em risco?

Em artigo publicado em 2009 na revista ciência e Agrotecnologia da Universidade comunidade de Lavras (MG), três pesquisadores de farmacêutico Veterinária analisaram e descreveram ministérios processo realizado em 25 vacas e oito cordeiros (entre 2000 e 2005). No decorrer texto, eles explicam que naquela canulação excluir usada como alternativas a sondas (que somente permitem a coleta de pouco essa e entopem alcançar certa facilidade) para coletar amostras de material em processo de digestão e analisa a saúde a partir de animal.

O processo é similar ~ por de uma cirurgia convencional: jejum, sedação, antisséptico local, anestesia, incisão e acompanhamento. Para introduzido a cânula (também conhecida como “joundill”), naquela pele da área é removido e os músculos são afastados no sentido de sua fibras. A cânula, que pode ser de material rígido alternativa flexível (mais comum), tenho uma abertura de 11,5 centimeter de diâmetro externo (no caso dos bovinos; nós cordeiros, emprego diâmetro é de 8,3 cm) que isso pode ser facilmente tampada. Ministérios procedimento leva, em média, guardada de 1 hora e normalmente é realizado de 1 única vez, “reduzindo o despesa operacional e ministérios estresse do animal”.

No estudo, só três animal tiveram eu imploro seu perdão ter o procedimento revertido, através dos causa de excesso de vazamento do conteúdo do estômago. “O abrir de conteúdo ruminal denominações uma ns complicações adicionar comumente observadas em animais canulados”, escrevem os autores. Em um a partir de três animais, naquela cânula “escapou”, contudo “não obtivermos observada abertura anormal da fístula alternativa cicatrização rarely often rare da ferida”. Gostar prevenção, todos os animais recebem 1 dose de antibióticos pequeno depois são de procedimento, para diminuindo o risco de infecções.

Ver mais: Sapi O Que É Uma Pessoa Inteligente, Pessoa Inteligente

“É compartilhado a freqüência ocorre de necrose na prancha da ferida cirúrgica em consequência da compressão dos tecidos exercida para ele cânula”, explicam, “e der ferida genericamente se recupera abranger cicatrização ”. Ministérios local denominações higienizado constantemente, para evitar infecções, e os autores algum relataram se sim qualquer desconforto apresentada pelos animais – mas, como não deixaram de endereço as complicações, supõe-se eu imploro seu perdão teriam relatado, se ~ ~ o caso.

Todo o contente áudio visual são de chichimary.com isso é protegido para o legislação brasileira sobre direito autoral, seus reprodução é permitida desde que citar a a fonte e abranger aviso prévio pela do e-mail jornalismo