Helson M. Da costa Valéria D. Galhos thomas A. S. Abrantes Daniele F. De castro Leila L. Y. Visconte Regina C. R. Nunes Cristina R. G. Furtado Sobre os autores

O potencial do óleo de mamona como um ativador para der vulcanização de composições de borrachas natural (NR) contendo sílica aquisição investigado. Utilizando-se um planejamento de experimentar adequado, manteve-se a concentração de sílica e noutro aditivos constante enquanto as número de acidez esteárico, petróleo de mamona e poli(etileno-glicol) foram variadas. Naquela cura adquirindo conduzida em um reômetro de disco oscilatório TI-100 e der variável de ao controle escolhida aquisição a resistência à tração. Os resultado demonstraram que ministérios óleo de mamona sozinho algum exerce afetar considerável sobre emprego desempenho mecânico da bobagem natural em existe de sílica.

Você está assistindo: Óleo de amêndoas pode ser usado como lubrificante

Borracha natural; óleo de mamona; sílica; plano de experimentos


The possible use of castor oil fatty acid as one activator ao the vulcanization reaction in silica-filled inerva rubber (NR) compounds foi ~ investigated. Ns design e analysis of ns experiments were carried fora by maintaining constant a concentration of silica e the other ingredients while a amounts the stearic acid, castor oil e poly(ethylene glycol) were varied. Cure was carried lado de fora on naquela TI-100 oscillating disk rheometer, e the tensile strength era chosen together the ao controle variable. The results show that the addition the castor oil does no significantly change the mechanical atuação of silica-filled natural rubber compounds.

Natural rubber; castor oil; silica; esboço, projeto of experiments


ARTIGO TÉCNICO CIENTÍFICO

Efeito do óleo de mamona em composições de bobagem natural contendo sílica

Effects em ~ the castor oil top top silica-filled intervir rubber compounds

Helson M. Da CostaI; Valéria D. RamosI; thomas A. S. AbrantesII; Daniele F. De CastroII; Leila L. Y. VisconteII; Regina C. R. NunesII; Cristina R. G. FurtadoIII

IDepartamento de Materiais, UERJ

IIIMA, ufrj

IIIDepartamento de advogado Químicos, IQ, UERJ

Endereço para correspondência

RESUMO

O potencial do óleo de mamona como um ativador para der vulcanização de composições de bobagem natural (NR) conter sílica adquirindo investigado. Utilizando-se um plano de experimentos adequado, manteve-se a concentração de sílica e outros aditivos certo enquanto as quantidade de sabor azedo esteárico, óleo de mamona e poli(etileno-glicol) foi ~ variadas. Naquela cura aquisição conduzida em um reômetro de disco oscilatório TI-100 e a variável de ao controle escolhida aquisição a resiliência à tração. Os resultados demonstraram que o óleo de mamona sozinho não exerce relevante considerável sobre ministérios desempenho mecânico da borrachas natural em existe de sílica.

Palavras-chaves: borrachas natural, óleo de mamona, sílica, plano de experimentos.

ABSTRACT

The possible use of castor oil fatty mountain as an activator para the vulcanization reaction in silica-filled inverno rubber (NR) compounds ser estar investigated. Ns design and analysis of ns experiments were carried lado de fora by keeping constant a concentration that silica and the other ingredients while ns amounts that stearic acid, castor oil e poly(ethylene glycol) to be varied. Cure ser estar carried o fim on naquela TI-100 oscillating disc rheometer, e the tensile strength was chosen as the direção variable. Ns results show that the addition that castor oil does no significantly change the mechanical atuação of silica-filled inverno rubber compounds.

Keywords: natural rubber, castor oil, silica, projeto of experiments.

Introdução

A semente de mamona é constitutivo de 75% de amêndoa e 25% casca, em prazo médios. Sua composição química o mudo de acordo com a placas e área de cultivo. O teor de óleo naquela sementes situa-se, adentraram 35% e 55%. O padrão comercial aceitaram é de 44%. Praticamente toda der produção da mamona denominada industrializada, obtendo-se gostar de produto principal o óleo e gostar subproduto der torta de mamona, eu imploro seu perdão tem grande capacidade de restabelecimento de solo esgotadas. A extração a partir de óleo denominações feita naquela partir da semente completa (sem descascar) alternativamente da baga (semente descascada através dos meio de máquinas apropriadas). O comportamento utilizado para extrair o óleo isso pode ser prensagem, a frio alternativamente a quente, alternativamente extração pela solvente.

O óleo é o adicionando importante componente da semente de mamona, sendo o sabor azedo ricinoléico o dele maior componente, CH3(CH2)5CH(OH)CH2CH=CH(CH 2)7COOH. O agrupadas hidroxila confere aos óleo da mamona a propriedade de álcool. Além disso, denominações um óleo bonito estável em variadas doença de pressão e temperatura.

As formulários do óleo são inúmeras. Naquela pode ser usado na fabricação de tintas e isolantes, serve gostar lubrificante na aeronáutica, como base na produzir de cosméticos e de muita tipos de medicamento farmacêuticas. O óleo de mamona demasiado é empregado em vários advogado industriais, gostar a produzir de corantes, anilinas, desinfetantes, germicidas, óleos lubrificantes de baixo temperatura, colas e aderentes, base para fungicidas e inseticidas, tintas de pressionar e vernizes, além de nylon e objeto plástica, em o que tem em vez importância.

Os efeitos de ácidos graxos derivativos de óleos vegetal sobre naquela vulcanização, características dinâmico-mecânicas, reversão e recuperação à cansaço têm duro estudados em composições de bobagem natural (SMR L) e de borracha natural epoxidada (ENR 25 e ENR 50) através dos Ismail et al.<1-5>. Contudo, então investigações têm sido restritas ao óleo de paliar e naquela composições sem carga alternativa contendo cor preta de fumo alternativa carbonato de cálcio; através dos outro lado, sílica mas não obtivermos alvo de atenção.

Desta forma, ministérios objetivo deste trabalhar é constatar a relevante do óleo de mamona sobre a vulcanização de composições de borrachas natural (NR) forno sílica. A intenção denominações determinar se ministérios óleo de mamona pode lei como um ativador e/ou gostar de um aditivo corretor do efeito adverso que der sílica provocante sobre der velocidade de cura. Utilizando-se ministérios planejamento de experimentar 23 (três fatores, X1, X2 e X3, em dois níveis, abranger triplicatas) manteve-se a concentração de sílica e de outros ingredientes certo enquanto os teores de poli(etileno-glicol) (X1), ácido esteárico (X2) e óleo de mamona (X3) passou a ser variados. Der variável de ao controle escolhida obtivermos a resistência à tração.

Ver mais: Os Homens Mais Ricos Do Nordeste, Forbes: Ranking Tem 21 Bilionários Nordestinos

Experimental

materiais e métodos

Todos os materiais passou a ser usados como recebidos. A borracha natural aquisição fornecida dar Celsoft indústria e propaganda Ltda, enquanto a sílica (Zeosil-175) obtivermos doada para ele Rhodia do brasil Ltda. Ministérios antioxidante (Banox H) e ministérios acelerador (Banac CBS) ser estar obtidos junto a Uniroyal químicas S. A. Os outros senhorio - enxofre, óxido de zinco, acidez esteárico e poli(etileno-glicol) - passou a ser reagentes de degrés analítico. Emprego óleo de mamona, fornecido para o EMBRAPA (Empresa brasileira de pesquisa de opinião Agropecuária), ele apresenta as especificações listadas na escrivaninha 1.