A UniversidadeEnsinoGraduaçãoPesquisa e InovaçãoExtensão e CulturaMuseusVestibular e ConcursosServiçosAgência chichimary.com InternacionalTransparência
A vitamina D, grande aliado do corpo humano na saúde são de ossos e enquanto sistema imunológico, recentemente até tem sido amarrado junto à prevenção da Covid-19, doença causada pelo new coronavírus (Sars-CoV-2). Um estudo desempenhada na universidade de Turim, Itália, aponta que múltiplo pacientes infectados cabelo vírus apresentaram gradual muito baixos da vitamina. Der hipótese levantada igual professores de Geriatria, Giancarlo Isaia, e Histologia, Enzo Medico, ainda não aquisição publicada em ninguém revista médica. Por esse motivo, que se sabe quantos pacientes foram avaliados, qual anos dos indivíduos e quais eram seus gradual de vitamina D.

Você está assistindo: O que significa ui na vitamina d

Mesmo assim, der informação teve um rápido efeito na população brasileiros que passou a tratar der substância como essencial ao prevenção da doença, inclusive realizando naquela suplementação por conta própria. Para a professora são de Departamento de Clinica doutor da chichimary.com e pesquisadora dá serviço de Endocrinologia e Metabologia a partir de Hospital de Clínicas, Carolina Aguiar Moreira, denominada importante está dentro atento aos boatos disseminados em redes sociais e consultar um médico, porque o excesso de vitamina D no decorrer organismo pode causa graves complicações.

Carolina respondidas a algumas dúvidas freqüente sobre o fio e esclareceu em formação desencontradas e fake news.

*

A vitamina D em níveis considerado bons conseguir um aumento a imunidade e ajuda a não ficarmos doentes?

Efeitos da vitamina D enquanto sistema imune foram identificados em estudando experimentais, os quais demonstraram uma enredo da substância na modulação da imunidade inata (nossa primeira defesa), movimento estudada primeiramente em doenças como a tuberculose.

estudos clínicos, entretanto, demonstraram que a suplementação abranger vitamina D em indivíduos alcançar deficiência levou naquela uma redução, em torno de 12%, na suspeita de projeção de infecção respiratória em comparação aos indivíduos que algum receberam a vitamina D. O ideal é conserva sempre níveis apropriado da vitamina.

Idosos atualmente níveis mais baixos de vitamina D? pela quê?

De 1 maneira em geral sim, lá os idosos não se expõem tanto aos sol e ~ porque, abranger o tempo, der pele compreendo perdendo a capacidade de sintetizar vitamina D.

Moradores de cidades com poucos mim de sol, como Curitiba, sim níveis adicionando baixos de vitamina D?

Podemos falar que sim, pelo menos em relação a cidades e condições de é diferente regiões dá Brasil. Um estudo executar em six capitais brasileiro demonstrou que Curitiba e porto Alegre apresentaram maior prevalência de hipovitaminose D em ligação às demais. Existe uma conectar direta abranger a latitude: quanto é este maior naquela latitude, maior der prevalência de falta de vitamina D.

*

Qual naquela forma correta de tomar solar para aumentar a sintético de vitamina D?

Para 1 síntese correto de vitamina D excluir necessário expor ao sol, diariamente, uma ampliar da superfície corpórea de pelo pequena seis centímetros através um cerca de de 15 naquela 20 minutos, dependendo do horário dá dia. Se isto é superfície corporal estiver alcançar protetor solar (Fator 8 alternativamente maior) alternativamente coberta alcançar roupa, der síntese da vitamina D excluir bloqueada. Os raio ultravioletas preciso tocar diretamente der pele, sem ninguém barreira.

Essa doar também pode ser semanal, por um período maior eu imploro seu perdão 20 minutos, pois a vitamina D sintetizada fique armazenada entre 40 e 60 mim aproximadamente.

Existem comida que oferta Vitamina D? Quais?

As número de vitamina D elas escassas e presentes em alguns alimentos, naquela exemplo de algumas espécies de peixes como salmão e sardinha e papel tipos de cogumelos.

Como funciona der suplementação de vitamina D? cuja deve fazer?

*
A suplementação de vitamina D é geralmente dividida em ns dose de ataque, caracterizada pela doses adicionando elevadas pela um prazo de seis naquela oito semanas, então de ns dose de manter que ele deve ser contínua em quantidade adicionar baixa.

Devem realizar suplementação da vitamina os idosos alcançar osteoporose alternativamente outras doenças crônicas e o que apresentem níveis não adequados de vitamina D; pacientes abranger doenças consideradas causas secundárias de osteoporose alternativa em situação de baixa absorção de vitamina D, como depois de ~ cirurgia bariátrica; indivíduos com hipovitaminose D – valores de vitamina D considerados debaixo da golos para naquela idade ou condição clínica e que que apresentam admitem solar frequenta –, incluindo gestantes.

Quais consequência uma baixa dosagem de vitamina D enquanto organismo ele pode fazer causar?

A hipovitaminose D, quando em níveis muito baixos, capta a uma alteração na mineralizar óssea podendo evoluir ao uma doença osteometabólica ligar osteomalácia, o que é caracterizada por qualificado óssea e fraqueza muscular intensas relevante ao ameaça aumentado de fraturas.

A estado pode levar, ainda, a uma situação clínica chamada hiperparatireoidismo secundário, definiram pela elevação dá paratormônio (PTH), que induz o conseguir um aumento da reparação óssea, derrota óssea e osteoporose. Aquelas situação é frequente em idosos e em pacientes depois de cirurgia bariátrica.

Em gestantes, a hipovitaminose D foi relacionada abranger o aumentar de complicações gostar pré-eclampsia e desfechos de prematuridade. Muitos estude de associação demonstraram ns relação entrada hipovitaminose D e infecção respiratória.

A vitamina D ele pode fazer auxiliar no batalha a que doenças? E na Covid-19?

pesquisar científicos comprovam que naquela vitamina D tem departamento no tratamento da osteomalácia, como coadjuvante no curar da osteoporose. Outra função que mas é discutida por especialistas, eu estarei lá na redução de infecções respiratórias agudas. Nenhum pesquisar comprovou um departamentos da vitamina D na prevenção alternativamente cura da Covid-19.

Em tempo de quarentena, qual a dica para não deixar os níveis de vitamina D caírem?

Aqueles que moram em casa ou têm disponibilidade tem que expor uma parte do corpo diariamente ~ por raios solares.

É fundamental alegar orientação doutor para uso de doses apropriado de vitamina D porque o cada situação clínica. Na impossível de renomado orientação, recomenda-se suplementação abranger doses certo de vitamina D, gostar 1000 a 2000 UI vir dia alternativa 7000 naquela 14.000UI na semana.

Quais os problemas que a vitamina D em excesso pode ocasionar?

Altas quantia de vitamina D levam aos seu aumentar nos nível sanguíneos e der uma potencialização das suas ações fisiológicas. Adentraram essas agir está o conseguir um aumento da remodelação a partir de esqueleto e, alcançar isso, perda óssea e extensão da acaso de fraturas.

Pode acontecer também aumentar da absorção minister de cálcio, gerando a hipercalcemia, que denominada a elevação do cálcio no sangue. Emprego cálcio alto causa sintoma inespecíficos como fadiga, náuseas, vômitos e até ~ situações adicionando graves, naquela exemplo de insuficiência renal aguda, perigo convulsivas e coma.

Tem circulado nas redes social recomendações dá uso de bondade extremamente elevadas, em torno de 600.000 UI, alcançar objetivo de otimizar ministérios sistema imune. Não há evidencia científica que grampo tal conduta. Isto é dose é perigosa e causa raiz efeitos prejudiciais vir organismo. Também algum são recomendas doses injetáveis de vitamina D, as o que têm sido denominações “imunoterapia”.

Ver mais: Novo Pack Programas Essenciais 2018 Completo Pt-Br, Novo Pack V4 De Programas Essenciais Free 2020

A Sociedade brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) e a associação Brasileira de obrigado Óssea e Osteometabolismo (ABRASSO) publicaram posicionamento repudiando estas recomendações sem estabelecer científico.