O curioso situação de uma sra que pode sentir o cheiro do mal de Parkinson nos lembra que nosso narizes são impressionante primeira defesa contrário a doença.

Você está assistindo: O que significa sentir cheiro de sangue


*
*

Joy Milne (à direita) foi capaz de identificar correta pessoas alcançar doença de Parkinson com base exclusivamente em dele cheiro.
Estou doentee algum sinto odor direito. Que quero diremos que meu nariz não esteja trabalhando - embora 1 frio eles têm me congestionado. Bastante disso, meu privado odor corpo parece de papel forma diferente, amargo e desconhecido.

Eu estou away de ser der primeira pessoa a apresentação esse é feito colateral desagradável. Os cientistas descobriram que dezenas de dúzias de doenças têm um cheiro particular: diabetes pode fazer sua urina cheirar como maçãs podres e naquela febre tifoide torna ministérios odor do alicerçada um odor de pão cozido. Pior ainda, a febre amarelo aparentemente cometer sua pele cheirar como um açougue, se você vai imaginar isso."

É curioso, mas algum apenas uma curiosidade; alguns cientistas pensam que, se pudéssemos definida cheiros específico em doentes, poderíamos identificar doenças eu imploro seu perdão de outra forma são dificuldade de avistou precocemente, gostar câncer alternativa lesões cerebrais.

Recentemente, ns mulher escocesa que tornou-se famosa pela sua capacidade de dizer se alguém tem doença de Parkinson cheirava sua camisetas.


Nós nos maravilhamos alcançar essa habilidade, contudo qualquer pessoa alcançar sentidos olfativos pode provavelmente aprender a reconhecer vários "cheiros de doentes". Os pessoas são tantos, muito bons na detecção de doenças, diz Valerie Curtis, pesquisadora de saúde público da escola de banheiro e farmacêutica Tropical de londres e autora do books Don’t Look, nothing Touch, don’t Eat(sem título em português) na ciência da repugnância.

"Sinais de doença são algum das essa que together pessoas achar mais nojentas", diz Curtis - pense muco, vômito alternativamente pus. Naquela repugnância denominada a nossa comportamento de evitar essa que podem nós prejudicar, assim "simplesmente faz um bom senso evolução que usemos os nossos narizes porque o notar a doença".

Mas através dos que as compatriotas doentes cheiram de formato diferente, em em primeiro lugar lugar? A chave é que nosso corpos estão constantemente lançando substâncias voláteis enquanto ar. Ela são levadas pela nossa respiração e, literalmente, exalam de por poro, e você pode variar de acordo alcançar a idade, naquela dieta e se uma doença cortou fora algo dente nossa gesta metabólica. Os micróbios que viver em nossas tripas e em nossa comprimido também contribuir para ministérios nosso odor de assinatura, quebrando nossos subprodutos metabólicos nos adicionando cheirosos.

Basicamente, você é uma fábricas ambulante de cheiros. Once você começar a prestar atenção neles, poderá observação quando o que estiver fora dá normal.

Isso algum é patchouli

Recentemente, o situação da sra que ele pode fazer cheirar o mal de Parkinson ligar a atenção para naquela idéia de cheirar naquela doença. Emprego Parkinson denominada notoriamente complicado de diagnosticar; enquanto momento em que a maioria das pessoas descobrem, sobrenome já eles perderam metade das células cerebrais produtoras de dopamina que naquela doença ataca. Mas prazo seis anos antecipadamente seu marido magro ter sido diagnosticado, delight Milne percebeu que ele cheirava estranho.

Les ele tinha uma "espécie de odor lenhoso e almiscarado", Milne disse aos Telegraph. Anos adicionar tarde, em uma departamento cheia de pacientes de Parkinson, sobrenome percebeu que o cheiro não era duplicidade de Les. Todos as pessoas com Parkinson cheiravam dessa maneira.

Ela mencionou o verdade para um investigador de Parkinson em Edimburgo, é chamado Tilo Kunath, eu imploro seu perdão reportou para seus colega, der química analítica Perdita Barran. Eles decidido que a está bem intenção da Sra. Milne pode ter notado ministérios característico cheiro de compatriotas idosas; "Nós conversamos sobre isso", disse Barran.

Isso pode fazer ter sido ministérios fim. Mas outro bioquímico incentivou o par a rastrear Milne e tentativas um teste aleatória de T-shirt: sobrenome cheirava seis camisetas suadas de compatriota diagnosticadas alcançar Parkinson e six de parâmetros saudáveis. Milne identificou correta quais six tinham Parkinson, mas ela demasiado marcou um no indivíduos saudáveis como tendo der doença.

Apesar entre eles erro, Barran fiquei intrigada - ainda acrescido oito meses depois, enquanto o idêntico indivíduo de parâmetros pode ser saudáveis eu imploro seu perdão Milne identificou aquisição diagnosticado abranger Parkinson.

Passando no decorrer teste a partir de cheiro

O teste da camisa era intrigante, mas devemos levá-lo gostar um científico comportamento de sal. Afinal, existem muitas razões a partir de quais as compatriotas podem dividido um odor.

Em um beco notório, os pesquisadores vai convencidos de que deu-me um cheiro ligado à esquizofrenia, e um compor particular é chamado TMHA - eu imploro seu perdão dizia cheirar como uma cabra - aquisição identificado e descrever no prestigiado jornal Science. Deu esperança de que isso é substância produtos químicos possa até ~ ser a causa da esquizofrenia, ministérios que abriria novo caminhos para o tratamento.

Mas em anos de certificado de acompanhamento, os resultado não puderam ~ ~ repetidos. A “esquisotoxina” TMHA adquirindo o caminho da fusão nuclear publicar na mesa.

Barran está agora no laboratório Manchester de Biotecnologia, onde dispõem está aplicando os meticulosos métodos de produtos químicos para destina se o odor de Parkinson pode ser realmente considerado. Ela e seus colegas esperam desenvolver um exame de cheiro para emprego Parkinson, um acrescido rigoroso e acrescido prático a partir de que ter a Sra. Milne de cheirar tudo as nossas T-shirts.

Primeiro, naquela equipe isto é trabalhando para são definidos quimicamente together moléculas envolvidas, emprego que é adicionar difícil são de que parece durante CSI. Dos milhares de compostos voláteis conhecidos, muitos não são está bem caracterizados alternativamente os dados sobre ela existem só dentro da indústria de fragrâncias.

Com o financiamento a partir de Parkinson UK e da base Michael J. Fox, o time de Barran já coletou adicionar de 800 amostras de sebo, uma matéria oleosa secretada para o pele, colhida das costas dos voluntários. Em transcrição preliminares, sobrenome encontraram variedade moléculas eu imploro seu perdão são alto em pessoas alcançar doença de Parkinson. Juntas, as moléculas podem criar uma impressão digitais de diagnóstico para der doença.

Em seguida, a equipe não só tenho de verifica que essas moléculas específicas são elevadas de forma de confiança em pacientes abranger Parkinson, contudo também buscando se eles podem relaxar o cheiro antes de que os sintoma apareçam. Idealmente, ela ~ aprenderia gostar de o Parkinson se gatilhos no corpo para makeover as moléculas.

Barran diz que isso é encarando o desafiada - embora seu próprio olfato tenha sido danificado em um acidente e ela algum pode cheirar ministérios odor de Parkinson ela mesma.

“Joy tem uma sensibilidade de olfato extremamente boa", diz Barran, "mas ela algum é a única pessoa que atinge sentir ministérios cheiro. Ministérios que denominações especial denominada o quão persistente ela estava em sua convicção de que era algum que maio ser usado ".

Perfume de um paciente

Isso nós traz de volta à questão dá que amigo e eu podemos cheirar. Decorrente os cães têm ministérios sentido a partir de cheiro adicionando aguçado e foi ~ aproveitados porque o farejar emprego câncer, pesquisar sugerem o que os humano são lá bons quanto ela em identificado muitos odores.

A avalie pelo consistia de neurônios nos bulbos olfativos de nosso cérebros, as pessoas podem ~ ~ melhores cheiradores que ratos e camundongos e outono no meio do grupo adentraram os mamíferos. Talvez naquela maior cerca às nossas habilidade é que que prestamos punho suficiente aos cheiros e defeito um idioma sofisticado para descrevê-los.

"Somos menos capazes de racionalizar o cheiro", diz Curtis. Dispõem se lembra de usa um sabão o que trouxe para casa da Índia: "A ideas de ‘Índia’ eu emergi na minha cabeça muito antecipadamente eu perceber o que ser estar o cheiro".

Da mesma forma, talvez que possamos perceber quando estamos cheiro uma mudado em nossa própria saúde alternativa de um ente querido.

Há sugestões, no decorrer entanto, de eu imploro seu perdão possamos estar detectores de doença aceitáveis se prestarmos punho à tarefa. Em um pequeno estudo experimental publicado no decorrer Proceedings of a National academia of Sciences (em inglês) em 2017, os participantes eu tenho que ~ identificar compatriotas doentes matches saudáveis alcançar base em odor alicerçada e foto apenas algum horas mais tarde que papel dos sistema imunológicos das pessoas foram desencadeados por uma toxina o que imitou der infecção.

Ver mais: C O Que Fazer Para A Menstruação Não Vazar, O Que Fazer Para O Absorvente Não Vazar

Então, enquanto ainda não dispomos de um analisador de cheiro para doenças, podemos fazer bem em seguir nosso narizes.