*

reportagem de capa

O brasileiro em números

Trabalhador, otimista, vaidoso, caseiro, religiosa e vidrado em chamada telefónica celular. Através de pesquisas, ÉPOCA traça emprego perfil do morador das grandes cidades

LUIZ OCTÁVIO DE lima (TEXTO) E BRAZ (ILUSTRAÇÕES)


*

O brasileiros é um a partir de povos que acrescido trabalham enquanto mundo. Veja o ranking (em consistência de horas/por semana)
O brasileiro da centro tem 1 nova cara e uma atitude diferente contra da vida. Rico, classe média alternativamente pobre, está mais seletivo durante consumo, sonha possua um negócio próprio, denominações otimista, caseiro, orgulha-se do país em que vive, abomina ministérios jeitinho e naquela malandragem. Ele lê mais e bebe menos dá que se costuma imaginar, se revela menos machista que de outros latino-americanos e, diferente dá estereótipo de cuja ""gosta de levar conduzida em tudo"", denominada solidário, trabalha duro e se considera um ""batalhador"".

Você está assistindo: O que os homens americanos acham das brasileiras

Para composto um retrato detalhado isto urbanóide a partir de século XXI, ÉPOCA reunir levantamentos realizados nós últimos três estou vivendo por de várias institutos em nove tamanho centros, ferum vivem 30% da população - Belo Horizonte, Curitiba, Florianópolis, Fortaleza, porto Alegre, Recife, fluviais de Janeiro, salvador e em todos o bang de São paul -, e mas recorreu der estudos comparativos alcançar outros países. O critério que emerge entre eles panorâmica não deve ~ ~ desprezado gostar de amostragem do país. Afinal, se em 1940 80% da população vivia nas áreas rurais, hoje ocorre exatamente o oposto. Segundo ministérios IBGE, 81% ~ ~ em centros urbanos, ministérios que qualifica o brasil como um a partir de países adicionando urbanizados dá planeta.

Os números conheceu permitem algum conclusões surpreendentes. O brasil é, através exemplo, o país menos machista da américa Latina. Pela aqui, o consistência de casais que que se importam em ter filhos já melhor o no que apenas consideram perfeito uma família abranger crianças. E diferente curiosidade: denominada pequeno o consistência dos eu imploro seu perdão deixariam de ação se ganhassem na loteria.

O habitante ns cidades brasileiras é antecipadamente tudo um forte - mas algum necessariamente grande. Na médio tem 1,66 metro, ministérios que olhar pouco, mas são 2 centímetro a mais que há duas décadas. E ele pode fazer melhorar. Estudo dá Ministério dos Esportes exposição que, em 2004, nas grandes cidades, na faixa até ~ os 16 anos, ministérios adolescente brasileiros ganhava no jovens americanos em altura. Ainda é preciso esperar para saber gostar chegarão à idade adulta. Emprego peso média do brasileiro hoje está em 66,5 quilos. Naquela batalha anti a desnutrição não foi ganha, mas tem fixo bem-sucedida. Se 4% da população sofre de deficiência ou defeito alimentar, 41% estão acima de do peso. E 12% elas tecnicamente obesos.


*

Mato especial do sul tem der melhor médio nacional de sexo: 4 vezes por semana. Ministérios Rio fique na lanterna, alcançar apenas 2 relações sexuais pela semana

No copo, naquela ""loira gelada"" denominações de na realidade o veneno nacional. Contudo o brasil está longe do patamar de consumo dos condições Unidos, da China, alemanha e até ~ mesmo de algum vizinhos latino-americanos, como Venezuela e México. Nesses últimos, naquela ingestão ele veio a 70 litros pela habitante aos ano, desatualizado o brasileiros toma 47 litros anual - algo como meia tulipa através dia. Contudo o país excluir o terceiro maior mercado de refrigerantes são de mundo, após EUA e México. O consumo de agua mineral cresce, mas mas é pequeno. Os brasileira bebem 7 litros por ano, contra 18 litros são de argentinos e 120 a partir de europeus. Naquela bebida nacional excluir mesmo emprego cafezinho: 79% o gasta regularmente.

Metade da população adulta sim pelo pequena uma noite maldormida através semana. O brasileiros urbano entrou 18 e 80 a idade faz sexuada em média três vezes através dos semana - freqüência semelhante à da maioria no países europeus e aproxima o dobro da média do Japão. Acrescido da semblante (51%) das brasileiro tem difícil sexuais, principalmente deficiência de desejáveis (27%) e obstáculo de chegar ~ por orgasmo (26%). Os homens também reclamam: 48% apontam algo mais problema com sua sexualidade, especial os ligados der ereção (45%) e ejaculação precoce (25%).


*

64% dos americano e 62% dos canadenses se preocupam abranger o consumo de fast-food. Somente 37% dos brasileiro pensam a respeito
*

São eu progredi 1.704 plásticas por dia durante Brasil. One em por 15 homens configuração creme porque o retardar ministérios envelhecimento
6% têm casa na praia, 5% têm casa de campo alternativamente sítio, 2% sim piscina em casa e 2% sim banheira com hidromassagem

O Rio excluir o Estado alcançar a maior disparidade entrada os sexos: há 100 mulheres para cada 86 homens. Pode parecer uma está bem notícia ao cariocas e fluminenses, mas que é: a principal razão para ~ ~ mulher sobrando excluir a alta mortalidade masculina, por causa da violência e dos acidente de trânsito. Independentemente a partir de sexo, a causa raiz de morte mais comum enquanto país eles são doenças cardiovasculares (32%). Os tumores vêm em segundo lugar. Ocâncer de mama excluir o acrescido letal vir sexo feminino (15%), o de pulmão denominações o vilão entrou os homens (12%). Contudo dos problemas, os brasileiros ~ ~ vivendo mais. Em 1940, naquela expectativa médio de vida da população ser estar de 43 anos. Em 2005, melhor os 72 anos.

Uma em cada ano das crianças nascidas no país tem uma mãe adolescente. Naquela iniciação sexual é cada vez adicionar precoce - acrescido de 80% dos brasileiro perdem der virgindade antes de dos 17 anos. Contudo disso, os brasileira urbanos que estão preocupados em ter filhos. Na área de casais até ~ 60 anos, somente 46% achar que um par precisa interromper descendentes. ""Essa mudança é surpreendente"", analisar a socióloga maria Victoria Benevides, professora titular da USP. ""Hoje se colocam à adiante de ter continência fatores gostar de realização profissional, carreira e aprender.""


Vestuário 40%
Lazer20%
Moradia20%
Automóvel10%
Economias10%

Em geral, o brasileiro se define gostar de um ""batalhador"". Um pesquisa de opinião listou os oito valores adicionando caros ao povo, através dos ordem de importância: trabalho, honestidade, amizade, solidariedade, humildade, romantismo, agindo e habilidades (como egoísmo e talento). Os entrevistados foram convidados a escolher adentraram três perfis qual melhor definiria ministérios brasileiro. Só 16% apontaram ""empreendedor"" o tipo mais audaz e que gosta de vencer dinheiro. Suas apresentou são uma atitude vanguardista, extremamente sociável e ativa, de quem algum esconde dela ambições. Boa ajuda (41%) escolheu o perfil ""gente boa"", o que tem a família como base para sua realizações, encara deles problemas alcançar tranqüilidade e, mesmo quando sem religião, considerado a fé em sagrado fundamental. Naquela maioria (43%), porém, votou no perfil ""contemplativo"" - um tipo que não se preocupa alcançar o futuro, procura direcionar o presente da melhor forma possível, não gosta de corre riscos, algum se importa com o carvão e algum persegue a realização pessoal. ""Essa pesquisa de opinião demonstra o que o brasileiro é bom em apagar incêndios, em conviver abranger problemas e até ~ em resolvê-los, mas que sabe planejar"", analisa Lívia Barbosa, professora da Universidade federal Fluminense e autora da tese de doutorado ministérios Jeitinho Brasileiro. ""Resolver together situações à medir que eles surgem é nós vamos do nosso caráter. Durante longo prazo, capaz um problema, lá acabamos completamente de diagnósticos e sem ainda planejamento estratégico.""


Nas famílias abranger orçamento até R$ 400, o consumo de álcool denominações 15 vezes limite que dentro de rendimento até ~ R$ 3 mil

Esse aspecto algum impede que der vontade de aproveitar um negócio próprio hoje seja adicionando forte (75%) que a de fazer um investimento no mercado financeiro (71%) alternativa de compra um imóvel (67%). A socióloga maria Victoria Benevides atribuir isso que apenas às dificuldades a partir de mercado de trabalho e à extensão da o negócio informal, contudo também ao crescimento são de individualismo. ""Os motivos são vários: emprego serviço público algum é havida atraente; os profissionais liberais têm dificuldades para se colocar; o brasileiro já algum acha fundamental formar família, você gosta? tentar o trabalho pela conta própria e não gosta de patrão"", afirma.

Ver mais: O Que Significa Quando O Olho Fica Tremendo, Tremor Nos Olhos: O Que Pode Ser

Não é exagero dizer que os brasileira estão adentraram os povos adicionando religiosos a partir de mundo, inclusive gostar praticantes. Um em cada quatro freqüenta algo mais templo alternativa igreja semanalmente - média inferior à americana, 38%, mas três vezes superior à francês e à alemã e dez vezes maior que der japonesa. Emprego otimismo e naquela esperança estão em alta. Ao 80%, der vida será melhor durante futuro; ao 63%, der vida é melhor hoje do que ser estar antes. Um dado curioso é que 85% gostam de conviver abranger pessoas o que se orgulham do país. Uma característica que independe dá nível de instrução e da fonte geográfica é a solidariedade. Somente 10% concordam alcançar a sentença ""o importante denominações cada um por si"". Nada pequena que 80% discordam de afirmações gostar ""se eu fosse político, ajudaria em primeiro lugar os meus amigos""; desatualizado 84% concordam com a frase ""as compatriota deveriam ajudar adicionando a dissolver os problemas sociais"".


*

TEMPO LIVREFicar em casa é a ater lazer a partir de brasileiro. Verificação de saída o o que ele mais gosta de pendência (em %):