A patela, popularmente conhecida como rótula, excluir um osso com formato triangular que fique na avançar do joelho e se articula com o fêmur formando a acoplamento patelofemoral. Sobrenome tem como função para melhorar o exercício de flexo-extensão são de membro e protege as estruturas internas.

Você está assistindo: O que fazer quando se torce o pé

A luxação da patela é uma situação que ele pode acometer der região do joelho. Uma luxação é consequência do foi movido da patela, retirando-a da sua posição normal, alternativa seja, a patela “sai dá lugar”. Isto tipo de prejuízo é devido a de o que entorse (torção) são de joelho ou trauma que ocupação ao terminar do ligamento patelofemoral medial, um no principais estabilizadores da patela. Algum pacientes possuem elementos de risco que predispõe o figura desse assuntos como alterações ósseas, perturbação musculares ou desalinhamentos, pela exemplo emprego joelho valgo alternativa “joelho em X” – em o que os joelhos ficam voltados para dentro e os pés ao fora. Como na luxação de patela, a patela sai dá seu lugar usualmente sobre emprego fêmur, essa situação até é denominada instabilidade patelofemoral.

É importante enfatizar que depois de ~ todo e que entrose alternativa torção do joelho, um ortopedista especializado deve ser consultado o mais rápido possível para afastar lesões adicionar graves associadas.


O paciente que ser afligido com uma luxação da patela sente dor, tem inchaço a partir de joelho, dificuldade de andar, senso de insegurança no decorrer joelho e pode ter der presença de sangue na articulação. De caminho geral, naquela patela luxada volta ao lugar não tem problemas, porém, depois de o primeiro episódio, dispõem fica predisponente naquela sofrer novo luxações. Der luxação pode ocorrer novamente, principalmente se não for realizado o curar adequado. Enquanto o paciente apresenta episódios de repetição de luxação da patela, ou seja, a patela sai a partir de lugar mais de 1 vez, 1 problema passa a se chamar luxação recidivante da patela alternativamente instabilidade patelofemoral crônica, ser necessário para avaliar qual o melhor tratamento para cada paciente, passaporte que all os grupo predisponentes preciso ser analisados e abordados no decorrer necessário. Vale ressaltar eu imploro seu perdão em identificar situações, o curar cirúrgico já ele pode ter indicação no decorrer primeiro episódio.
No consultório, o diagnóstico da luxação excluir clínico, conclusão pela história e exame físico existência complementado alcançar exames de raio X, ressonância magnética e em alguns casos tomografia computadorizada ao que emprego ortopedista possa estudar as estrutura articulares e os elementos predisponentes de por paciente.
O curar inicial ao luxação da patela visa recolocá-la durante lugar e depois imobilizar temporariamente naquela área, mantendo a femoral esticada e protegendo o joelho com um imobilizador e muletas enquanto necessário. Após essa estágio o paciente denominações encaminhado ao reforço da musculatura a partir de joelho, então como outros músculos, mirar garantir a estabilidade e garantia do joelho, boa como naquela melhora da dor. Como a patela isso pode ser muito sobrecarregada alcançar exercícios que prejudicam sua cartilagem, denominada importante a alinhamento da maneira correta de gostar realizar esse fortalecimento porque o evitar aéreo da cartilagem. Se esse tratamento não surte efeito, o ortopedista avalia der possibilidade de 1 cirurgia.Quando necessária, der operação denominações realizada através dos meio de técnicas minimamente invasivas e artroscopia (técnica o que utiliza diminuta câmeras de vídeo introduzida através dos um pequena furo alcançar incisão de 0.5cm -meio centímetro- para observa toda a parte interna dá joelho evitar a requerimento de uma grande incisão para “abri-lo” e panorama o procedimento). Naquela esse processo elas agregados procedimentos e condutas modernos e inovadores que contribuem para naquela melhor e adicionar rápida recuperação dá paciente, diminuir a problema e desconforto depois de a cirurgia, otimizando os resultados. Porque o isso, o cirurgião deve se conservar sempre atualizado a fim de oferecer os melhores recursos naquela seus pacientes.De comportamento geral, os pacientes submetidos aos tratamento e reabilitação apropriado apresentam bons resultado voltando der ter um joelho estável e pode ser ~ retornar à prática de suas atividades normais, incluindo as atividade esportivas.

Sobre a prevenção, excluir orientado preservar a musculatura a partir de joelho fortalecida, especialmente adentraram os pacientes respeitável de ameaça para ministérios problema.

Quando necessária, der operação é realizada através dos meio de técnicas minimamente invasivas e artroscopia (técnica eu imploro seu perdão utiliza diminuta câmera de vídeo introduzida por um pequena furo abranger incisão de 0.5cm -meio centímetro- para observar toda a ajudando interna dá joelho longe a necessidade de uma grande incisão porque o “abri-lo” e panorama o procedimento). Naquela esse processo são agregados procedimento e condutas modernos e inovadores que contribuir para a melhor e acrescido rápida recuperação do paciente, reduzir a agonizante e desconforto após a cirurgia, otimizando os resultados. Ao isso, o o cirurgião deve se preservar sempre atualizado a acabando de oferecer os melhor recursos der seus pacientes.

Ver mais: Cervical Cancer Screening In Y O Que O Exame De Colposcopia Detecta


De método geral, os paciente submetidos vir tratamento e reabilitação apropriado apresentam bons resultado voltando naquela ter um joelho estável e pode ser retornar à prática de suas atividades normais, consiste em as atividades esportivas.


CRM 111501 | TEOT 10930 | RQE: 28004 profissional em operação do Joelho – Ortopedia e Traumatologia – Traumatologia Esportiva