João daniel Caliman e Gurgel Klinger Vagner Teixeira da costa Flavia Nepel Cutini Krishnamurti Matos de Araújo Sarmento júnior Marco andrew Mezzasalma hercio Villar Ramalho Cavalcanti Sobre os autores

Tontura é uma das queixas adicionar freqüentes no consultório médico tanto primária quanto especializado. Muitos dos pacientes eu imploro seu perdão se apresentam alcançar tontura sem causa orgânica aparente, tão considerados como portadores de tontura idiopática, podem ter um distúrbio psiquiátrico. Além disso, mesmo naquela tontura de causa orgânica ele pode fazer desencadear alternativa exacerbar alterações psiquiátricas "latentes". Um são de distúrbios adicionar comumente conectado com à tontura é o Distúrbio são de Pânico, com ou sem Agorafobia. O objetivo dental estudo excluir relatar o situação de ns paciente alcançar essa associação e alcançar uma emenda da literário relacionada ao assunto.

Você está assistindo: O que fazer para passar a tontura

agorafobia; tontura; transtorno são de pânico


Dizziness is 1 of the most constant complaints in both primary and specialized medical treatment facilities. Many dizzy patients, without der known necessary cause, thought about as having idiopathic dizziness, may have naquela psychiatric disorder. Besides, also organic dizziness may reason or exacerbate implicit psychiatric alterations. Uma of a most typical disorders associated with dizziness is scare Disorder com or without Agoraphobia. The aim the this file is to report der patient’s case e make naquela literature análise on the subject.

agoraphobia; dizziness; scare disorder


RELATO DE CASO

Tontura relacionado a distúrbio dá pânico e agorafobia: relato de circunstancias e emenda da literário

João daniel Caliman e GurgelI; Klinger Vagner Teixeira da CostaII; Flavia Nepel CutiniIII; Krishnamurti Matos de Araújo Sarmento JúniorIV; Marco andrew MezzasalmaV; heráclio Villar Ramalho CavalcantiVI

IMédico Otorrinolaringologista pela SBORL, Residente do 3º ano

IIResidente a partir de 3º ano são de Hospital visão global de Bonsucesso

IIIEspecializanda em Psicopedagogia Institucional, Psicóloga

IVMestrando em Otorrinolaringologia dar UFRJ, médico Otorrinolaringologista a partir de Hospital normal de Bonsucesso

VMestre em Psiquiatria para o UFRJ, médicas Psiquiatra dá Instituto de Psiquiatria da universidade do brasil

VIMédico Otorrinolaringologista, chefe do serviço de Otorrinolaringologia são de Hospital em geral de Bonsucesso

Endereço para correspondência

RESUMO

Tontura excluir uma do queixas mais freqüentes no decorrer consultório tratamento médico tanto primário quanto especializado. Muitos no pacientes o que se apresentam alcançar tontura sem causa raiz orgânica aparente, portanto considerados gostar de portadores de tontura idiopática, eles podem ter um interromper psiquiátrico. Além disso disso, mesmo der tontura de causa raiz orgânica ele pode desencadear alternativamente exacerbar alterações psiquiátricas "latentes". Um dos distúrbios adicionando comumente associados à tontura excluir o Distúrbio a partir de Pânico, abranger ou sem Agorafobia. Emprego objetivo isto estudo é relatar o circunstâncias de uma paciente alcançar essa associação e realizar uma emenda da literatura relacionada aos assunto.

Palavras-chave: agorafobia, tontura, transtorno a partir de pânico.

INTRODUÇÃO

Tontura denominada uma a partir de queixas adicionar freqüentes no decorrer consultório médico tanto primária quanto especializado e sequela segue a enfrentado um desafio aos raciocínio clínico. Pode ser causada por adicionando de duas mil condições primárias ou secundárias, agrupadas em acrescido de três cem de síndromes.1,2 Nos afirma Unidos, naquela queixa de tontura é responsável por mais de 8 milhões de consultas ambulatoriais através dos ano. Sua investigação diagnóstica excluir dispendiosa, custando em média, segundo um estude americano, US$2.532 até ~ o diagnóstico, e grande parte das vezes mas resulta inconclusiva.3 por essa forma, busca-se presente uma abordado criteriosa e interdisciplinar da tontura, de modo a intervir de forma adicionar abrangente e direto nos elementos causais e predisponentes identificados.

Sob a insígnia de tontura encontra-se uma miríade de queixas que passam desde o sintoma de vertigem (caracterizado através dos tontura de personalidade rotatório) até a sentindo-me de desequilíbrio, instabilidade, cabeça leve ou mesmo de "quase-desmaio".

Muitos a partir de pacientes que se apresentam abranger tontura sem razão orgânica aparente, tão considerados como portadores de tontura idiopática, eles podem ter um distúrbio psiquiátrico.4 além disso disso, mesmo a tontura de causa raiz orgânica ele pode desencadear ou exacerbar alterações psiquiátricas "latentes".5

A associação entrada tontura e doenças psiquiátricas já é em vez reconhecida mas mas pouco estudada, em grande parte pela deficiência de uma abordado multidisciplinar verdadeiramente integrada destas pacientes. Como é de praxe durante raciocínio clínico, a associação com doenças psiquiátricas denominações tratada gostar de um diagnóstico de exclusão, dental é, para os casos de tontura não tem alterações orgânicas detectáveis ~ por exame físico e otoneurológico. Estes pacientes acabam sendo taxados gostar de portadores de tontura "de a fonte psiquiátrica" e referidos ~ por especialista, que ligar a responsabilidade do tratamento, frequentemente sem um retorno ao médico de origem.

Por é diferente lado, os sintomas labirínticos nós pacientes psiquiátricos são freqüentemente tratados como manifestações psicossomáticas ou neurovegetativas, em seus maioria associados a um perturbar de ansiedade, não suscitando investigação alternativamente tratamento específicos.

Um dos perturbação psiquiátricos adicionar comumente conectado com à tontura excluir o Distúrbio a partir de Pânico abranger ou não tem Agorafobia. Sintoma somáticos, em especial der tontura, são a característica principal destas doenças.6,7

O objetivo deste estudo excluir realizar revisão da porta relacionada naquela esta associação, ilustrando com um relato de caso.

RELATO dá CASO

K.G.V., sexualmente feminino, 23 anos, chegou ~ por ambulatório alcançar queixa gorjeta de tontura a partir de tipo instabilidade, de freqüência ocorre esporádica (aproximadamente uma vez através dos semana), alcançar poucos minutos de duração, relacionada principalmente der episódios de ansiedade, relacionado à cansaço e cefaléia ocasionais, iniciada há 1 ano. Paciente negou presença de vertigem, náuseas, vômitos, sintoma otológicos alternativa outras comorbidades. Referiu usar habitual de cinarizina 75mg/dia não tem melhora. Uma giradas questionada de forma mais detalhada, der paciente revelado que seus tontura ocorria comumente na presença de perigo de ansiedade, alcançar pico em aproximado 10 minutos, dispnéia, palpitações, parestesia de os quatro membros e sentindo-me de deceleia iminente. Além das crises, até sentia medo de sair alternativa permanecer sozinha dentro de casa, cruzando mal e que ter nenhum para acudi-la, situação que através dos vezes ~ causavam tontura, du de margari intensidade.

A otoscopia e as provas vestibulares e cerebelares passou a ser normais. Nistagmos espontâneos e semi-espontâneos ausentes.

Foram portanto solicitados exames de hemograma, glicemia de jejum, uréia, creatinina, lipidograma, hormônios tireoidianos, audiometria, impedanciometria e vectoeletronistagmografia. Como obtivermos aventada naquela hipótese de interromper psiquiátrico (distúrbio são de pânico associado à agorafobia), foi prescrito Alprazolam, na dose de 0,5 mg/ dia, feitos os devidos esclarecimentos para uma viabilidade etiologia psiquiátrica ao os sintomas; a paciente obtivermos então encaminhada ao médico psiquiatra.

Durante emprego primeiro retorno, naquela paciente já referiu importante melhora enquanto quadro. Os exames segurança foram normais. Após sugestão a partir de psiquiatra, que corroborou der hipótese diagnóstica através dos nós sugerida, adquirindo associada Fluoxetina na sheep de 20 mg/dia, abranger total remissão no sintomas. Encaminhamos der paciente ao psicólogo.

Ver mais: Confira 8 Ongs Onde Deixar Gatos Abandonados Em Sp, Gato Abandonado: 7 Dicas De Como Ajudar O Pet

Após 6 mês de tratamento, paciente mantém-se assintomática abranger uso de Fluoxetina 10mg/dia (em bondade decrescentes) e em terapêuticas cognitivo-comportamental, orientada através psicólogo em sessões semanais.

DISCUSSÃO

Os distúrbios da ansiedade constituem as doenças psiquiátricas adicionando prevalentes na comunidade geral e são observado em 15 naquela 20% dos pacientes no decorrer ambulatório de clínica médica. Naquela ansiedade pode através si apenas um representar um interromper psiquiátrico primário, ~ ~ um elemento de uma doença clínica de base, alternativa secundária a ela.8

O distúrbio a partir de pânico, a expressão adágio dos perturbação da ansiedade, consiste na presença de ataques de pânico recurar e sem elementos desencadeantes, que se iniciam subitamente, desenvolvem-se generais em 10 min e evoluem para resolução em one hora, de forma inesperada. O ataque de pânico é são definidos como abrangendo discreto, de intensa medo e desconforto, no decorrer o qual surgem de regime abrupto 4 ou acrescido sintomas referidos no quadro 1.8