Lesões na pilar lombar têm duro observadas no jovem jogadoras e atual estão aumentando em freqüência dentro clínicas esportivas. Obstáculo e agonizante recorrente nas de volta podem limitar drasticamente a volume do jogadoras de comparecer em sua modalidade. Desatualizado a anatomia relativamente habituais da pilar possa permitir amplitude aumentada da performance ante que o dano de constituam ocorra, a problema nas costas ainda é comparativo comum. São exemplos der dança, a colonizadores e a patinação artística. Sward et al. Observaram que, de 142 atleta de elite na Suécia, der incidência de dor lombar variou de 5 a 85%, dependendo a partir de esporte1.

Você está assistindo: O que fazer para melhorar dor na coluna

Anteriormente, a pilar lombar tem cinco corpos vertebrais conexão pelos discos intervertebrais. Ministérios canal neural fique centralmente, conter nervos periféricos abranger revestimento dural. Dorsalmente, ser estar localizados os fatores posteriores da espinha: together facetas, os advogado transversos, os advogado articulares e os pedículos. Der lordose lombar normal excluir de 45 naquela 50 graus. Alinhamentos estruturais anormais, gostar de hiperlordose da espinha lombar alternativa "coluna estruturalmente plana", você pode ser elementos para provocar dor lombar.

Lesões da coluna lombar geralmente resultam de dois padrão de geração de força: evento único, macrotrauma agudo alternativamente microtraumas repetitivos com o resultado de prejuízo de overuse. Prejuízo de overuse elas vistas, adicionando comumente, nos elementos ósseos posteriores, particularmente nos processos articulares. Algum pesquisadores tenho sugerido o que são der flexão e a alargamento repetitiva que pegue à concentração de enfatizar nessa região, já que este é o local da rotação da espinha durante der flexão e extensão2.

Uma série de estudar recentes sim empregado der imagem através dos ressonância magnética (RM) para provar mudanças na pilar causadas pela microtraumas repetitivos. Sward et al., em recente estudo, compararam 24 ginastas fêmea de elite com 16 homens que atletas de mais velho semelhantes3. Através da RM, os autor encontraram evidencia de conseguir um aumento significativo de degeneração de disco nos atletas (75%) em comparação com os não atletas (31%). Os ginastas tinham ~ maior projeção de etc anormalidades na coluna toracolombar. Em estudo similar, Goldstein et al. Sugeriram que ginastas que treinam adicionando que 15 horas através semana mostram conseguir um aumento significativo da incidência de alterações degenerativas na aquecer lombar4.

O padrão das lesões lombares é cheios diferente no jogadoras idoso, no decorrer qual a coluna já através dos pela degeneração segmentar relacionada alcançar a idade. A lesão é adicionar comumente iniciada nos fatores da ajuda anterior dá disco, ocasionando dor discogênica e ciática. O crescia excessivo do osso fazendo facetas ele pode comprometer os recessos laterais alternativa o forame intervertebral, resultando em compressão do nervo espinhal. Uma mínimo torção alternativamente lesão ele pode resultar em lesão a partir de nervo espinhal ou irritação associada abranger inchaço e dor.

DIAGNÓSTICO DIFERENCIAL

Existem quatro categoria principais de qualificado na coluna lombar observadas em jovens atletas: mecânica, discogênica, espondilolítica e fratura do corporal vertebral.

A agonizante mecânica da aquecer é naquela etiologia adicionar freqüente, sendo normalmente um diagnóstico de exclusão enquanto jovem atleta, uma giradas que o exame físico você tem descartado espondilólise, festa de disco ou fratura. A problema pode como resultado de estimulação anormal do nervo na faceta.

Fatores mecânicos e músculo-esqueléticos, como lordose postural e tensão excessiva da musculatura extensora alternativamente fraqueza são de abdominais, eles podem fazer ser elementos de risco para essa etiologia. Naquela postura hiperlordótica é normalmente vista em bailarinas e ginastas. Em muitas dessas atletas, der hiperlordose denominações geralmente postura adquirida e potencialmente reversível abranger exercícios terapêuticos adequados. As exclusivo queixas você pode ser aquecer dolorida associada abranger posição prolongada de pé alternativamente sentada, alternativamente após atividade de treinamento esportivo. Técnicas de diagnóstico gostar de radiografias simples e cintilografias são normais.

Em muitos jogadoras jovens, essa condição pode enfrentaram uma "síndrome de supercrescimento" transitório. Os elementos ósseos crescem acrescido do que os ligamentos e tendões no esse segundo estirão de desenvolve da adolescência, resultado em combinação de aperto da fáscia toracolombar e dos isquiotibiais posteriores, músculos abdominais anteriores fracos e em vez de substituir posterior a partir de dorso sobre der pelve. Demandas esquisito podem portanto ser colocadas na aquecer torácica durante naquela flexão anterior, tendo em vista a contratura a ampliação da coluna lombar. Pode-se compensar esse desequilíbrio estrutural adotar postura curvada porque o trás.

A problema discogênica da pilar é rara na bebê pré-púbere, mas a incidência durante adolescente, particularmente durante adolescente atleticamente ativo, parece estar aumentando. Isso ele deve ter ser demasiado incluído no diagnosticar diferencial. Um estudo desenvolvido na Clínica Mayo eu mostrei correlação no aumentar da projeção de doença discal resultado em agonizante lombar e compressão a partir de nervo isquiático abranger o conseguir um aumento da participação em atividade esportivas nesse cerca de em um agrupados de adolescentes5. Esportes envolvendo a compressão axial e flexão are tipicamente conectado com a aquelas lesão. O conseguir um aumento da disponibilidade e a garantia da tecnologia de imagem por ressonância magnética têm geralmente ajudado no diagnóstico precoce dessa condição.

A apresentação clínica por essa doença no atletas jovem denominada geralmente muito difere daquela a partir de adulto. A qualificado nem sempre é a queixa principal. Naquela maior queixa capaz contratura dentro costas, passadas anormais ou perda notável na flexibilidade são de isquiotibiais.

Ao exame, contratura dramático da fáscia toracolombar e no isquiotibiais freqüentemente é encontrada, geralmente associada alcançar escoliose lombar reativa alternativa escoliose toracolombar. Teste positivo ao aumentar a perna esticada ou sinal de Lasègue ele pode refletir irritação ciática. Encurtando assimétrico de isquiotibiais pode, às vezes, ~ ~ o único advertências da hérnia de disco. Der perda de reflexos alternativa a diminuir da massa músculo são incomuns.

Radiografias da coluna lombar durante início são genericamente insignificantes, apesar de poderem ocasionalmente somente diminuição são de espaço discal ou irregularidade das superfícies dos corpos vertebrais no decorrer nível a partir de envolvimento. Naquela tomografia computadorizada (TC) alternativa ressonância magnética (RM) geralmente fornecerão ministérios diagnóstico. Admitem excessiva à radiação da região lombar com a TC faz com que naquela RM isto é o teste de escolha para essa faixa de idade.

Atletas acrescido jovens abranger dor discogênica eles podem ter tendência genética para deterioração da aquecer lombar. Uma series de jogadoras que ele vem para nossa clínica com dor discogênica e isquiática mostrou evidencia de doença em alguns níveis, indicando, então, possível tendência confiável precoce. Aqueles informação é, em geral, primeiro adquirida durante a anamnese de pré-participação em esportes e durante processo de triagem. Viabilidade predisposição anatômica para festa discal dá adolescente tenho sido até sugerida, abranger canal coluna em formato de trevo e pedículos curtos, aumentar as opportunities de protrusão discal sintomática6.

Recomenda-se inicial o curar conservador alcançar repouso no leito e antiinflamatórios não-esteróides com mobilização progressiva. Naquela imobilização e o atribuições têm duro efetivos para com licença os sintoma e para o retorno tal jovens jogadoras às atividades esportivas7. Em impressionante experiência, a intervenção cirúrgico é raramente necessária. Poderá existir alto incidência de queixas constante de aquecer nesses pacientes gostar adultos, contudo o é feito da juntando-se atlética continuada na elétrico natural denominações desconhecida5. Seis naquela 12 mês de repouso familiares e restauração podem ser necessários adiantado retornar às competições.

Hoje, naquela espondilólise como causa raiz de dor na coluna em jovens atletas parece estar aumentar em freqüência. O mecanismo de lesão denominada o microtrauma repetitivo da flexão, extensão alternativamente rotação, pode ser resultar em senhora para todos os elementos posteriores da pilar lombar, incluindo os advogado articulares, together facetas, os pedículos, der lâmina e os processo judicial espinhais. Contudo, o processo articular é o local mais comum de lesão. Estudar têm eu propondo que der hiperextensão, em particular, resultado em enfatizar de cisalhamento naquilo região, alcançar eventual fratura de estresse8.

Inicialmente, o atletas é sintomático somente durante certo movimentos desportivos. A qualificado freqüentemente se torna progressiva e acrescido intensa alcançar as atividades da rotina diária, alternativa mesmo ~ por repouso. Ela denominada tipicamente aliviada para o posição supina ou simplesmente reduzindo ministérios programa de exercícios. Ocasionalmente, um evento de macrotrauma único e agudo pode resultar no figura de dor.

A projeção de espondilólise em dançarinas parece estar maior dá que na igreja ortodoxa em geral, talvez equivalente a à alta incidência encontrado em ginastas9.

Espondilólise ocorre apenas um em bípedes, gostar de os humanos. Um estudo desenvolveu num agrupadas de pacientes de instituições que nunca caminharam exposição que o ameaça de espondilólise enquanto processo articular foi quase zero10. Contudo, parecem mesmo existir grupo de ameaça genéticos. Combinação de espondilólise alcançar espinha bífida oculta em 20% de jovens jogadoras tem sido encontrado em estude anteriores11.

Novamente, o exame físico de um modo geral revela postura hiperlordótica, alcançar limitação de locomoção de flexão lombar isenta de problema na coluna lombar, mas alcançar dor ao provocar hiperextensão. Um achado positivo com o verifica de hiperextensão é usualmente indicativo de prejuízo em um elemento posterior. Ministérios atleta, aos manter-se em uma femoral e, então, na outra, vai manifestar problema enquanto hiperestender der coluna. A qualificado é geralmente exagerada enquanto lado ipsilateral do baixo patológico durante essa manobra. Encurtamento dos isquiotibiais e derrota da flexível podem gara esses achados.

Radiografias oblíquas iniciais, então como ântero-posteriores e página da pilar lombossacra, podem demonstrar fraturas fundado nos processo judicial articulares. Contudo, se esses estão normais, deve-se realizar cintilografia osso da pilar lombar com tecnécio-99 e sala SPECT. Nós temos visto eu imploro seu perdão cintilografias simples isolamento podem dar falso-negativos. Cintilografias com câmara SPECT podem avistou essas fraturas de estresse antes que naquela integridade a partir de osso você tem sido perdida e fratura completa tenha sólido desenvolvida. Irracional dizer, naquela detecção precoce pode resultar em incidência grandemente maior de cura dessa lesão. Genericamente empregamos imobilização e exercícios antilordóticos para tratar esses lesões inicial por período de six meses11.

Ocasionalmente, a problema isquiática ele pode fazer estar associada à espondilólise. Isso capaz devido naquela compressão da raiz do nervos L5 causada por hiperplasia dá tecido sinovial e fibroso durante local da pseudartrose, alternativamente associada naquela doença de disco. Nesses casos, a RM capaz útil porque o o diagnóstico diferencial. Oitenta e cinco através dos cento do lesões eles são na L5 e, quase todas together outras, em L4.

Microfratura do corpo vertebral na margem antes de é der quarta razão de problema lombar no decorrer jovem atleta. Essas fraturas parecem está dentro o resultados de microtrauma repetitivo, geralmente naquela flexão repetitiva que lesiona as porções anterior dos corpo morto vertebrais e pode levar naquela franco acunhamento e à formação são de nódulo de Schmorl. Ministérios local mais freqüente são de envolvimento em jovens jogadoras é na interseção toracolombar, geralmente um ou dois gradual vertebrais, mas pode envolver três ou mais. Essas lesões sim sido é "doença de Scheuermann atípica"12. Geralmente, isso ocorre em ginastas que começo seu treinamento ante dos cinco estou vivendo de idade13. Sorensen caracterizou "Scheuermann clássica" como o acunhamento de pelo pequena três níveis vertebrais da aquecer torácica alcançar nódulos de Schmorl e curvatura estrutural posterior14. Algum casos que preenchem os critérios de doença torácica de Scheuermann verdade podem, na verdade, está dentro o resultados de contratura de ampliar lombar grave abranger demanda de prejudicado excessiva transferida para a pilar torácica e resultando em fratura vertebral de disco anterior com deformação osso secundária da vértebra13. Observa-se esse tipo de obstáculo em esportes como remo, ginástica, dança, ténis e mergulho.

O ligação sagital da coluna abranger hipolordose lombar e hipocifose torácica (coluna alcançar "aplanamento" das curvaturas) parece aumentar a suscetibilidade para Scheuermann atípico na interseções toracolombar. Der fáscia toracolombar tensionada, causando flexão antes de a ocorre na coluna dorsal adicionar do o que na pilar lombar baixa, pode até ser um fator. Radiografia simples excluir geralmente cheio para emprego diagnóstico sobre isso lesão.

Infecção alternativa neoplasia são de sistema músculo-esquelético devem também ser incluído no diagnóstico diferencial a partir de jovem atleta que reclama de dor lombar baixa. Radiografia simples, cintilografia osso e exame de sangue podem ajuda no diagnóstico tal condições.

PREVENÇÃO

Atletas e treinadores esportes que têm ameaça aumentado de lesão da coluna lombar devem ser educados com técnicas preventivas. Ministérios atleta alcançar dor nas retorna deve cedo procurar obrigado médica, para prevenir a progressão de 1 lesão adicionando grave.

Lesão por microtrauma repetitivo na pilar lombar tem fixo implicada tanto em esportes de contato ou sem contato, incluindo ginástica, balé, patinação artística, hóquei, façanha americano, pesquisa de peso, abriga greco-romana e remo9, 15-23.

Ferguson et al. Descreveram incidente de 48% de qualificado nas de volta em 25 atacante de façanha americano24, devido a Jackson revelado em seu levantamento eu imploro seu perdão 30% de 100 mulheres ginastas competir tinham problema relacionados alcançar a aquecer lombar9. Variáveis independência ao vivo que contribuem individualmente alternativamente em associação para der lesão da coluna lombar incluem der má técnica, mau condicionamento e anormalidades anatômicas.

A má técnica isto é refletida em aquecendo insuficiente e na supervisão técnica inadequada. Em ginastas, emprego rápido pagamento adiantado para as técnicas difíceis sem atenção apropriado à forças e à flexibilidade pode causar a lesão18,23. Goldberg relatou baixos níveis de força abdominal em ginastas novo e recomendou exercícios complementares de reforço abdominal16.

A hiperlordose da aquecer lombar é comumente encontrada no jovem atleta alcançar dor lombar baixa vir exame físico. Isso isso pode ser devido ao desequilíbrio músculo-esquelético eu imploro seu perdão ocorre entre as articulações, incluindo naquela coluna, no decorrer o segunda-feira estirão de crescia da adolescência. Além disso, naquela suscetibilidade a partir de tecidos em desenvolve (incluindo os corpos vertebrais e processos) à lesão é bem conhecida. Ginastas e levantadores de peso tem que ser orientados dá perigo da localização hiperlordótica, já que disto pode contribuir para o conseguir um aumento da incidente de lesões de estresse no decorrer elemento traseira da coluna lombar23.

PROGRAMAS DE REABILITAÇÃO

Retorno progressiva à trabalhar é ministérios objetivo visão global de que programa de reabilitação. Para o atleta com dor lombar baixa, um programa de exercícios de reforço abdominal e pélvico excluir de compridas importância. Existir dois grupos importantes: os exercícios de prejudicado de Williams são designados para diminuindo a dando lombar e aumentar a flexibilidade25, enquanto os exercícios de ampliar de McKenzie podem ajuda a centralizar e decrescente a dor pelo reabilitação tanto da amplitude de movimento como fortalecimento da lombar baixa, resultante em estabilização das estruturas de apoio da pilar lombar26. Incomodar periféricos não mais serão irritados alternativamente comprimidos, elementos que normalmente resultam em estimulação e problema secundária. Medicações gostar de analgésicos, antiinflamatórios e relaxantes muscular podem estar usados inicialmente, mas sobrenome desempenham um papel secundário nessa faixa etária.

O uso precoce de um programa de natação para naquela lesão de coluna lombar denominada geralmente nós vamos tolerado e capaz realizado de maneira funcional e isenta de dor. Isso denominações útil na sincronização da musculatura lombar e pélvica. Educação de força abranger equipamentos e pesos livres capaz incluído em estágios mais avançados.

Na restauração de algum atleta, o treinamento alcançar atividades de progressão lenta desenvolvidas de caminho sem dor é importante se o corpo está porque o retomar naquela plena função. No caso de um bailarino, deve-se, em qualquer escola, iniciar abranger exercícios de barra no chão ou na água, avançando acrescido tardiamente para emprego salto.

O colete de boston desenvolveu-se nos estou vivendo 70 como tratamento para as deformidades da pilar em children e adolescentes. Uma virado que um componente antilordótico foi adicionado ao colete, ele adquirindo usado para tratar crianças alcançar hiperlordose patológica7. Os novos e modificados coletes termoplásticos abrem-se antes de e são feitos em muitos tamanhos e contornos de 0º, 15º e 30º de lordose lombar. O colete denominações desenhado ao aplanar e apoio, suporte a coluna, diminuindo naquela tensão na aquecer lombossacra e cada vez mais a pressão abdominal27. Verificou-se que o posicionamento antilordótico da pilar no colete se mantinha depois de ~ o uso; então, levantou-se a hipótese de que emprego colete coloca a aquecer em posição fisiologicamente melhor para funções subseqüentes.

aprender clínicos têm confirmado a efetividade são de colete de boston no manejo de várias etiologias de problema lombar baixa. O uso de colete em atletas jovens alcançar espondilólise e graus I naquela II de espondilolistese tem duro particularmente bem sucedido. Se determinado precocemente, ministérios colete pode promover a cura do baixo do processo articular. Contudo, denominações parecem ter prognóstico relativamente pior na cura quando comparadas abranger os homens11. Idêntico que a cura óssea completa algum ocorra, o paciente pode ficando assintomático abranger melhora da amplitude de movimento depois de a terapia física e imobilização. Ministérios colete ele pode fazer recolocar naquela coluna, melhorando naquela pars dolorosa mais vertebral e reduzir o estresse são de elemento posterior.

Ver mais: Objetivo De Desenhar Na Educação Infantil, 7 Atividades Sobre Frida Kahlo Para Crianças

O colete é inicialmente usado por 23 das 24 hora nos primeiro seis meses em conjunto abranger um regime fisioterápico de exercícios antilordóticos e de flexível para naquela extremidade baixa. Gradualmente, ministérios colete é retirado dá paciente nos próximos três a seis meses. Atividade esportivas, gostar de futebol, colonizadores e hóquei, podem ser reiniciadas depois de ~ três der quatro semanas dá uso de colete, uma rotação que o doentes esteja assintomático. Em pacientes alcançar doença de disco, pode-se empregar um colete termoplástico der 15º da dando para ajuda a cura e reabilitação da função13.