Um data você se do conta de o que está alcançar uma ponto escura na unha. Fique achando que denominada um hematoma, mas que sente o local dolorido ainda se lembra de aproveitar se machucado. Ministérios tempo vai e a mancha continua lá. ~ por examiná-la mais de perto, observações que é uma listra larga e em vez marrom. Gostar de ela não desaparece, acha melhor destaques uma consulta com o dermatologista.

Você está assistindo: O que é uma linha preta na unha

*
Crédito: arquivo Escola Paulista de farmacêutico (UNIFESP)

O que razão mancha escura na unhaEm em primeiro lugar lugar, dotes para você, lá isso denominações realmente ministérios melhor a fazer, já que ministérios dermatologista entende gostar de ninguém os problema e as doenças de pele, cabelo e unhas. Durante a consulta, ela descobre que naquela tal trabalho tem um denominação complicado: melanoníquia. Até fica sabendo o que ela razão uma mancha linear estreita alternativa larga, dispor uma ou adicionando unhas e tem uma cor castanha, cinza, marrom e, em papel casos, até mesmo preta. “Essa pigmentação aconteceu pelo aumentar na produção de melanina, o pigmento eu imploro seu perdão dá cores à pele. Isso acontece na carpo da unha, a chamada matriz ungueal, inventar interna localizada na base da unha”, explique o Dr. Sérgio Hirata, mestre e doutor em Dermatologia, mestre adjunto e coordenadora do agrupados de Dermatoscopia da escolas Paulista de medicina (UNIFESP). Segundo ministérios médico, que é da Sociedade brasileiros de Dermatologia – área São pólo (SBD-RESP), além disso de predisposição genética, der melanoníquia pode ser provocada pelo uso de certos medicamentos, como alguns antibióticos e emprego AZT, utilizado ao tratar ministérios HIV, e, mais raramente, através dos infecções por algum fungos que para produzir pigmentos, together micoses .“Tumores benignos alternativamente malignos ~ podem provocar o problema”, explica o Dr. Hirata.

Como tratar ponto escura na unhaO curar varia de acordo alcançar a causa. Sendo assim, se der mancha adquirindo provocada por uma micose, elas prescritos antifúngicos de uso tópico alternativa oral. “A substituição dá fármaco normalmente resolver der melanoníquia medicamentosa”, diz o Dr. Hirata. E, em caso de tumores, o médico realiza ns biópsia para destino se existência malignidade e indica a comando adequada. Esse cuidado é fundamental, pois, papel vezes, der melanoníquia pode ser um sinal precoce de melanoma subungueal.

Ver mais: Os Estranhos Quando Um Estranho Chama (2006), Publications

Leia também: enquanto você aperta a unha são de dedo da mão, der região dói muito?

Cuidados básicos alcançar as unhasAlguns noutro esclarecimentos: contudo de algum provocar dor, ministérios simples fato de surgirem manchas naquela unhas já deve ser razão para ir ~ por dermatologista. A melanoníquia não é contagiosa, mas capaz provocada através infecções através determinados cogumelo – e as micoses, sim, elas contagiosas. Portanto, valem papel cuidados, como usar chinelos em ambiente úmidos (na sauna e enquanto banheiro da academia, por exemplo) e trazer alicate e tesoura para naquela manicure, além de se certificar de que ela apenas um utiliza coisas descartável. Ah, falando no decorrer assunto, aos se consultar alcançar o dermatologista, você deve estar com as unhas não tem bases alternativa esmaltes. No mais, mesmo no decorrer o tratamento, a menos que emprego dermatologista dê diversos orientação, não costuma está dentro problemas em alavancada esmalte – nem idênticas os escuros, que aliás, que têm nada der ver alcançar o surgimento da melanoníquia.