Sueli Ismael Oliveira da Conceição Departamento de ciência Fisiológicas. Palestra de Nutrição, Universidade commonwealth do Maranhão (UFMA). Av. Dos Portugueses, Bacanga. 65085-580 São luis MA Brasil. Sueli.ismael
gmail.com Bianca Rodrigues de Oliveira Programa de Pós-Graduação em saúde Coletiva, departamento de saúde Pública, UFMA. São luis MA Brasil. Marta Rizzin Programa de Pós-Graduação em saúde Coletiva, departamento de saúde Pública, UFMA. São luiz MA Brasil. Antônio agosto Moura da Silva Programa de Pós-Graduação em saúde Coletiva, departamento de saúde Pública, UFMA. São luís MA Brasil.Sobre os autores
Resumo

O alvo foi adaptá o Índice da batten Saudável (IAS) norte-americano às diretrizes dietéticas para crianças brasileiras. Pesquisar transversal desenvolvido em amostra de base populacional de 1.185 crianças alcançar 13 a 35 mês de idade do município de São luiz (MA). Um Inquérito Recordatório, de 24 horas, mensurou o consumo alimentação e ajustou-se naquela variância intrapessoal da dieta. Avaliou-se der validade são de constructo pela análise de componentes Principais e pelo factor de correlação de Pearson para verificar se o catálogo mede a qualidade da dietética independente da estar engajado em consumida. Avaliou-se a confiabilidade pela análise da consistência interna, calculando-se o coeficiente alfa de Conbrach e através da correlações adentraram cada elemento e o escore total. Together correlações entre os escores dos os componentes e naquela energia foram baixas (r ≤ 0,29). 4 fatores abranger autovalores > 1 ser estar retidos alcançar variância acumulação de 58%. O alfa de Cronbach foi 0,48. Der variedade da dietética (r = 0,77) e as verduras e legumes (r = 0,60) apresentaram prolongar correlações positivas alcançar o escore total (p .

Você está assistindo: O que é uma alimentação saudável?

Consumo de alimentos; Dieta; hábitos alimentares; Índices


Introdução

A batten inadequada nós primeiros estou vivendo de vida está relacionada ao desenvolvimento precoce de excesso de peso, obesidade11. Brasil. Gabinete da saúde (MS). Pesquisa de opinião Nacional de demografia e saúde da bebês e da sra – PNDS 2006: dimensões a partir de processo reprodutivo e da saúde da criança. Brasília: MS; 2009. ., de outras doenças crônicas que transmissíveis (DCNT)22. Nobre LN, Lamounier JA, Franceschini SCC. Determinantes sociodemográficos, antropométricos e alimentares de dislipidemia em pré-escolares. J Pediatr 2013; 89(5):462-469. E deficiências específicas de micronutrientes em crianças11. Brasil. O conjunto da saúde (MS). Pesquisa de opinião Nacional de demográfico e saúde da bobber e da mulher – PNDS 2006: dimensões a partir de processo reprodutivo e da saúde da criança. Brasília: MS; 2009. ..

A associação adentraram a quantidade de papel nutrientes, alimentos ou grupos de comida e diferente DCNT capaz analisada através dos instrumentos dietéticos de avaliação global da dietética e, ao tanto, vários índices têm sido propostos na literatura científica33. Volp ACP. Emenda sobre os índices e instrumento dietéticos para vida da qualidades de dietas. Rev Bras Promoç saúde 2011; 24(4):404-414..

Dentre os 25 índices que avaliam der qualidade da dieta, emprego Índice da alimenta Saudável - IAS - (Healthy Eating index – HEI)44. Wirt A, Collins CE. Diet top quality – what is it and does that matter? publicamente Health Nutrition 2009; 12(12):2473-2492., desenvolvido através Kennedy et al., com base naquela recomendações da pirâmide alimentação e nós guias dietéticos americanos55. Kennedy ET, Ohls J, Carlson S, Fleming K. A Healthy eat Index: design and applications. J to be Diet Assoc 1995; 95(10):1103-1108., destaca-se gostar um dos mais utilizados em estude internacionais44. Wirt A, Collins CE. Diet quality – what is it e does it matter? público Health Nutrition 2009; 12(12):2473-2492..

O IAS denominações constituído por dez componente que caracterizar os diferentes enfrentar da dietética saudável: cinco grupos de alimentos cujo consumo deve estar proporcional (cereais, pães e tubérculos; hortaliças; frutas; leite e produtos lácteos; carnes, ovos e leguminosas), quatro nutriente que devem ser consumidos alcançar moderação (gordura total, gordura saturada, colesterol e sódio) e uma meça da placas da dieta. Para componente apresenta um escore que varia de zero naquela dez totalizando a contagem máxima de 100, o que se refere naquela uma dieta de nós vamos qualidade66. Basiotis PP, Carlson A, Gerrior SA, depois de ansan WY, Lino M. The Helthy eat Index: 1999-2000. Washington: U.S. Room of Agriculture. Centro for Nutrition Policy and Promotion; 2002. ..

O IAS denominações um instrumentos de meça sumária da qualidades da dieta e permite classificada os individual em categorias de consumo. Outras méritos são que ele reflete o suprimento das exigências nutricionais por se correlacionar abranger vários nutriente da dieta, ele pode fazer monitorar as tendências de consumo e excluir útil nas avaliação das intervenções nutricionais33. Volp ACP. Modificação sobre os índices e instrumento dietéticos para vida da qualidades de dietas. Rev Bras Promoç saúde 2011; 24(4):404-414..

Um estude de revisão sobre ministérios padrão alimentando de children de um naquela cinco estou vivendo de era de países desenvolvidos da américa do Norte, Europa, sulista da África e estados unidos da america Latina exposição que, entre os índices dietéticos usado em 23 estude publicados, o IAS foi o acrescido adotado (34,8%) na obrigado da dieta global77. Smithers LG, Golley RK, Brazionis L, Lynch JW. Characterizing totality diets of young crianças from arisen countries and the associação between diet and health: der systematic review. Nutr Rev 2011; 69(8):449-467..

No Brasil, até 2014, passou a ser publicados 32 estudos em eu imploro seu perdão se aplicou emprego IAS em muitos grupos etários. Em cinco desses aprender o IAS aquisição aplicado em crianças alcançar faixas etárias o que variaram de dois der seis anos88. Moreira PRS, pedra NP, Milagres PC, Novaes JF. Analisado crítica da doação da dieta da população brasileiro segundo ministérios Índice de batten Saudável: uma emenda sistemática. Cien Saude Colet 2015; 20(12):3907-3923. E em dois eles fez-se adaptações do catalogar para uso no Brasil. Em uma tal investigações o catálogo foi adaptação em amostra de 94 crianças de bolsões de pobreza são de município de Campinas (SP)99. Domene SMA, Jackix EA, Raposo HF. Adaptar das diretrizes alimentando para der população brasileiros e ministérios estabelecimento a partir de Índice de alimentação Saudável para pré-escolares de 2 naquela 6 anos. Nutrire: rev Soc Bras Alim Nutr 2006; 31(2):75-90.. Em outra, naquela amostra foi de base hospitalar incluindo somente children de baixo situação socioeconômica a partir de município de elas Leopoldo (RS), porém algum se adaptou as papel dos comida às recomendação brasileiras1010. Rauber F, Louzada MLC, Vitolo MR. Healthy Eating Index actions Diet quality of Brazilian crianças of short Socioeconomic Status. J am Coll Nutr 2014; 33(1):26-31.. Disto forma, algum se identificou na porta estudo brasileiros de base populacional eu imploro seu perdão tenha adaptar o IAS norte-americano às recomendações dietéticas brasileiros para crianças menores de dois anos.

Diante da necessidade de se conhecer a qualidade global da dieta de crianças alcançar a finalidade de são definidos riscos à saúde e, considerando que as recomendações dietéticas norte-americanas diferem a partir de diretrizes brasileiras, o aprender teve como objetivo adaptar o IAS norte-americano às recomendações dietéticas brasileiro para crianças de um naquela dois a idade de idade do município de São luís (MA) e confirme a validade e confiabilidade do constructo.

Métodos

Estudo do tipo transversal, integrado naquela uma coorte prospectiva intitulada “Fatores etiológicos a partir de nascimento pré-termo e resultado dos fatores perinatais na saúde da criança: Coortes de nascer em duas urbano brasileiras, São luís (MA) e Ribeirão cor preta (SP) – BRISA”, eu abri pela Universidade comunidade do Maranhão e naquela Faculdade de farmacêutica de Ribeirão Preto, da universidade de eles são Paulo. O pesquisar de coorte BRISA acontecer de janeiro de 2010 à março de 2013.

A população alvo desta pesquisa compreendeu 21.401 nascido vivos, completo da Coorte de nascimento Brisa enquanto município de eles são Luís. Ministérios processo de amostragem desse estudo é introduzido em diferente publicação1111. Silva AAM, Batista RFL, Simões VMF, Thomaz EBAF, Ribeiro CCC, Lamy-Filho F, Lamy ZC, alves MTSSB, Loureiro FHF, Cardoso VC, Bettiol H, Barbieri MA. Mudanças na saúde perinatal em dois coortes de nascimento (1997/1998 e 2010) em são Luís, Maranhão, Brasil. Cad Saude publicar 2015; 31(7):1437-1450.. Porque o otimizar a ligação custo-benefício alcançar aplicação são de Inquérito alimentar Recordatório de 24 horas (IR24h) no seguimento são de segundo ano de vida, a partir da amostra total de nascidos vivos (5.166), estimou-se o dimensões mínimo da sub-amostra. 1 número foi calculado em 1.500 crianças, considerando-se a variação de 10 a 50% do prevalências a partir de variáveis explanatórias dá estudo BRISA. Alcançar esse dimensões da amostra, alcançar probabilidade de enganar tipo ns de 5% e força de verifica de 80%, vai possível identificado um odds proportion de 1,7 associado com prevalências das variáveis explanatórias tão baixo como 12% de prematuridade, idêntico na presença de confundimento médio (OR de 1,8 porque o confundimento). Prevendo-se o atendimento de 70% de children (3.616 de 5.166) e assumindo-se que 16% das crianças (aproximadamente 600) estavam pré-termo, gemelares e/ou teriam baixo peso aos nascer, para se com uma amostra de 1.500 crianças seria necessário portanto entrevistar 1,5 controles por caso (900 controles).

Ver mais: Weapons Pack De Armas Para Gta Sa N Andreas, Pack De Armas Do Gta 5

Como ministérios IR24h obtivermos aplicado em todas as children nascidas pré-termo, e/ou abranger baixo peso ao nascer e/ou gemelar (853), a aquela total adicionou-se 1,5 vezes aos número de controles (1282), resultando a sub-amostra em 2135 crianças. Disto total, houve perda de 41,8% pelo algum retorno às entrevistas, resultando em 1242 crianças com consumo alimentação avaliado. Depois de ~ a exclusão de 4,6% do crianças com consumo alimentação atípico no decorrer dia anterior às entrevistas e àquelas alcançar inquérito alimentando incompletos, a amostra final leva a em 1.185 crianças abranger 13 naquela 35 meses de idade (Figura 1).