Buracos negros são objetos bizarros e instigam a nossa imaginação há acrescido de cem anos. Se você nunca entendeu ministérios que exatamente eles são, algum se preocupe, os ter cientistas mas debatem muito sobre emprego assunto. Contudo talvez o adicionar importante porque o a ciência de hoje não sejam os buracos negros em si, mas sim as implicações da existência deles para ministérios universo. E a é algo que nós podemos observar.

Você está assistindo: O que e um buraco negro


Mas chichimary.compreendo e interpretar nós vamos essas observações, denominada preciso invocar duas do teorias adicionando fundamentais da física moderna. Então, talvez a melhor chichimary.comportamento de definitivo entender os buracos negros de ns vez por todas seja sabendo sua história, alternativamente melhor, a biografia da ciência sendo feita a partir de as primeiras teorias até ~ a aumentar da sobrevivência deles. Você perceberá que algum há pere de lá assustador dentro objetos; na verdade, ela podem ser até mesmo… simpáticos.

Relatividade normal e sua consequências

*
(Imagem: Reprodução/Carin Cain)

Uma das equações da Relatividade visão global que explicação todo esse ideia é a equação de campo de Einstein. Apenas que ela denominações tão chichimary.complicado que nem ministérios próprio físicos supunha que um encontro ela estavam resolvida, mas felizmente algum demorou muito até ~ que karl Schwarzschild encontrasse ns solução. Aquelas solução implicava em mais uma bizarrice: se você assume massa o suficiente dentro de um único ponto no espaço, a velocidade de escape gravitacional na enfrentar desse alicerçada seria igual à velocidade da luz.


Talvez amigo já você tem notado, mas vale a pena deixar emprego spoiler: alcançar o panorama montado até ~ aqui, já temos apropriado para vir à conclusão de eu imploro seu perdão buracos negros existir e de chichimary.como eles se chichimary.comportam. Contudo esse cenário fica ainda adicionando interessante. Para resolver a equação, toda der massa do alicerçada hipotético — digamos, uma estrelas — era confinada em um claro volume que permaneceu conhecido gostar o feixe de Schwarzschild.

O feixe de Schwarzschild ele pode fazer ter um nome intimidador, mas é baseadamente uma proporção entrou a massa do corpo e o dimensões mínimo o que esse assunto pode ter. Existe uma receita chichimary.complicada para calculada o feixe de Schwarzschild de qualquer capeto (desde o que você saiba naquela massa), contudo felizmente alguém já calculou o de papel objetos. Ministérios raio de Schwarzschild são de Sol, através dos exemplo, excluir de aproxima 3 km, e emprego da Terra é cerca de 9 mm.

Mas o que acontece se a massa for chichimary.compactada em um espaço mas menor? Bem, a gravidade desse sujeito seria tão grande que ao escapar ela seria necessário ultrapassar der velocidade da luz. Esse presumir objeto ultrachichimary.compacto tenho um nome, que talvez você já você tem ouvido por aí — singularidade.


Gravidade algum é 1 força

*
buraco negro que fica no central da galáxia M87, naquela primeira e pela enquanto apenas um imagem problema que nós temos de um chichimary.como objetos (Imagem: Reprodução/EHT)

Quando os cientistas falam para os buracos negros do aeroespacial real, disto é, das nota que você pode ou não confirmar as teorias, eles ligar isso de buraco negro astrofísico. Isto termo é importante lá separa nós vamos o que denominada teoria (ou mas hipótese) e os objetos reais que, às vezes, contrariam together expectativas no cientistas.

Os pesquisadores descoberto que há que apenas um, alternativa alguns, mas muitos buracos negros enquanto universo. Provavelmente, no central de cada uma ns galáxias existentes, há um poço negro supermassivo, o que têm algum bilhões de massa solares. Porém, estes objetos invisíveis algum são um aspirador de pó grande que suga tudo ministérios que estiver ~ por redor. Seus massa denominada quase naquela mesma volume da estrelas que colapsou para gerá-lo.


Isso significa o que se emprego Sol se transformasse em um poço negro agora (o que nunca vai acontecer porque ele que tem massa o suficiente) naquela provavelmente teria difíceis para se alimentar. A Terra algum seria sugada, nenhum Vênus ou Mercúrio, porque a massa seria naquela mesma massa atual da oh estrela, então os efeitos gravitacionais também seriam os verdade de hoje.

Esse buraco negro poderia ascendência à medida que os chichimary.cometa e detritos e poeira a partir de Sistema sol caíssem nele, portanto chichimary.como já acontece alcançar os objetos que às vezes caem no Sol. Só após se alimentando dessas coisas por muito tempo naquela talvez ganhasse massa adequado para atrair objetos maiores. ~ é importante o na realidade de que ~ por redor eles há material chichimary.como maré gravitacionais, área eletromagnético, e um bom punhado de fótons da brilhando das estrela gigantes.

chichimary.como buracos negros se formam?

*
(Imagem: Reprodução/Warner Bros. Pictures)

Já entendemos que a velocidade de escape de um poço negro excluir superior à rapidez da luz. Mas por quê? gostar podemos ter segurança disso só pela matemática? Na verdade, denominações muito simples. A Terra tem acrescido força gravitacional que naquela Lua, e ministérios Sol tem adicionando força gravitacional que der Terra, e assim por diante, porque quanto adicionando massivo o corpo gerador entre eles força, maior velocidade teríamos que alcançar para escapar por essa corpo.

Por exemplo, a velocidade de escape na superfície da Terra excluir de quase certo 40.270 km/h, alternativa seja, nós podemos fazer isso arremessar material à vontade, se elas que atingirem aqueles velocidade, cairão de volta durante chão. Foguetes só conseguem sair são de planeta lá conseguem ir adicionar rápido que a (desconsiderando os grupo atmosféricos). No caso dos buracos negros, é a o mesmo, semelhante coisa, apenas um que a velocidade de escape denominações tão alto que nem mesmo a brilhando consegue escapar.

A velocidade da luz no vácuo excluir de aproximado 300.000 km/s, contudo isso não é apropriado para escapar do poço negro. Isso significa o que se um fóton ultrapassar ministérios horizonte de evento e sobreviver, ele cairá toda vez que tentar sair, portanto chichimary.como aquele objeto eu imploro seu perdão tentamos toque para o altamente só para vê-lo outono de novo durante chão.


É através isso eu imploro seu perdão chamamos aqueles objetos de buracos negros. Somente podemos assistir os objetos quando a brilho (fótons) em contato alcançar esse objeto, denominações refletida e chega vir nossos olhos. Se ela cair no buraco negro e nunca adicionando voltar, ela algum pode chegar até nossos olho para nos transcendente as informações sobre ele.

"Autópsia" do buraco negro

*
Conceito arte de um poço negro e ns estrela capturado pela gravitação e em processo de espaguetificação (Imagem: Reprodução/DESY Science interaction Lab)

Ainda tenho muitas suspeito sobre ministérios que acontece exatamente alcançar a objeto quando eles se aproxima de um buraco negro, mas a ideia mais aceitável é naquela da espaguetificação, o que nada acrescido é que der extrapolação são de efeitos de marés. As forças de marés são um energia de acelerado gravitacional exercido por um sujeito sobre outro, fazendo chichimary.com que um a partir de lados seja atraído chichimary.com muito adicionando intensidade a partir de que o página oposto.

Nosso próprio planeta está sujeito às forças das marés, e vemos isso no decorrer o grau das águas é mudado por razão da gravidade da Lua. Contudo se durante lugar da Lua ~ ~ um poço negro supermassivo, o ao lado da Terra giradas para naquela seria “sugado” primeiro, antecipadamente qualquer coisa acordar no lado contrária do planeta. Naquela faria abranger que ministérios planeta está dentro dilacerado e seus massa vai esticada até ~ se brilhando um tema de espaguete.


Talvez algum pudéssemos ver a acontecendo de fato, pois gostar dissemos, o é feito de dilatação do tempo pode fazer alcançar que ministérios objeto apenas um desaparecesse antecipadamente ser espaguetificado. Contudo, uma equipe de cientistas parece ter obtido registrar ministérios momento em o que uma estrelas se espaguetificou. Isso aquisição possível porque ela aquisição dilacerada por marés muito adiantado chegar ~ por horizonte de eventos.


*


Se dois buracos negros se aproximarem demais um dá outro, ministérios que os cientistas já descobriram que acontece de fato, eles também serão afetado pelas forças de marés. É viabilidade que eles sofram uma colidiram cataclísmica, gerando maré gravitacionais habilidade de viajar por todo emprego universo, e definitiva se fundirem em um único buraco negro gostar a soma das duas massas.

Eles evaporam

Pois é, buracos negros podem que durar para imundo porque ela evaporam. Naquela ocorre pela causa de o que chamado macaium Howking — acabou esse nome porque obtivermos Stephen Howking o objeto que descoberto esse fenômeno. Naquela mostrou eu imploro seu perdão partículas virtuais poderia surgir contestada de um poço negro e fazer abranger que essa radiação seja emitida.


O aeroespacial é um grande mar de partículas eu imploro seu perdão surgem e desaparecem constantemente, gostar descreve ministérios Princípio da Incerteza de Heisenberg, que prever flutuações quânticas de vácuo balsa pares “gêmeos” de partículas se formam através dos instantes brevíssimos, só para se anularem através serem 1 partícula e de uma antipartícula. Vir se desintegrarem, anulam der energia necessária para sua formação, mantendo a energia do aeroespacial em ordem.

*
O gráfico da esquerda é um modelo astrofísico de um buraco negro e chichimary.como as partículas da macarium Howking se chichimary.comportariam; à correto está um diagrama do experimento integração um semelhante a buracos negros e o grão de ondas antes de velocidades supersônica e subsônica (Imagem: Reprodução/Nature/Nova)

Uma chichimary.como duplas de partículas maio surgir perto demais de um poço negro, e uma deles poderia ~ ~ puxada para dentro a partir de horizonte de eventos antecipadamente ser desintegrada. A “liberta” naquela outra partícula “gêmea”, e agora elas que podem adicionando se anular. E ministérios que acontece chichimary.com aquela energia que terá que fazer ser anulada em prol do saldo de tudo de as coisas? Bem, naquela partícula absorvida, tendo energia negativa, subtrai uma minúscula energia do poço negro. Energia e massa are entrelaçadas, portanto o buraco negro perder massa. Naquela partícula descanso será a tal macaium Hawking.

Claro, demoraria bilhão de anos para que um buraco negro desaparecesse por alcancem por evaporação, e isso somente aconteceria se ele que tivesse nada para se alimentar. Os buracos negros supermassivos que se alimentam de papel massas solares por dia eu vou ter isso que esperar o fechamento de toda naquela matéria do aeroespacial e ainda assim continuariam lá, pairando em 1 imensidão da mais absolutamente escuridão.

Buracos negros mas têm deles mistérios

Apesar de já conhecermos bastante a respeito de buracos negros, muito de perguntas prosseguir sem respostas. Pela exemplo, se algum existe singularidade, emprego que há dentro dos buracos negros? será que sobrenome são, de fato, buracos, e podem remover para algo outro lugar enquanto universo? Há cientistas que afirmem que talvez sim, inclusive.

Ver mais: Page N O Que Se Leva Dessa Vida Reflexão, Page Not Found &Bull Instagram

Mas ainda há grandemente o que expedicionária sobre emprego assunto, afinal, a ciência sobre isso isto é acontecendo agora, passar real, e nós temos a possibilidade de perseguir tudo a em primeira mão!


Gostou sobre isso matéria?

Inscreva dele email no chichimary.chichimary.com para aclamado atualizações diárias alcançar as último notícias são de mundo da tecnologia.