Nesse artigo vamos falar tudo cerca de amebíase (Entamoeba histolytica). Aqui você vai conheça as antic para tudo as sua dúvidas. Seguem debaixo algumas das perguntas que mouros responder esse artigo: 

O que é amebíase? -Qual o agente etiológico da amebíase? -Quais os tipos de amebas intestinais? -Qual a diferença entre Entamoeba histolytica e Entamoeba coli? -Qual naquela morfologia a partir de formas evolutivas da Entamoeba?  – Cisto de Entamoeba histolytica -Trofozoítos de Entamoeba histolytica -chichimary.como denominações o ciclo biológico da amebíase? -Qual o habitat da Entamoeba histolytica? -Qual a forma infectante da amebíase? -Existe algo vetor na amebíase? -Quem excluir o organização intermediário e definitiva na amebíase? -Quais eles são os sintomas da amebíase? -Amebíase intestinal, disenteria amebiana -Amebíase extraintestinal -Amebíase hepática –Entamoeba histolytica na grávida -chichimary.como denominações feito o diagnóstico da amebíase? – diagnóstico laboratorial/ Ameba naquela fezes -Qual o tratamento da amebíase? -Amebíase tem cura? -Qual denominada o regime de broadcast da amebíase? -Qual der forma de prevenção da amebíase? 

Curso de técnica Parasitológicas aplique às análises Clínicas (clique aqui).

Você está assistindo: O que é cisto de entamoeba coli

Para chichimary.começa esse artigo sobre amebíase vamos faz um resumo chichimary.com alguns dados importantes que você desejo saber sobre isto é doença. Veja: 

Habitat: Intestino grosso Forma infectante da entamoeba: cistos Reprodução: se dá pela divisão da célula em duas (binário). Lochichimary.comoção: Trofozoíto se lochichimary.comove pela pseudópodes Via de transmissão: chichimary.comida ou água contaminada. Através da fecal-oral. 

chichimary.com dental em lembrar você já está acessível para saber acrescido sobre naquela amebíase! 

Vamos lá! 

 

O que é amebíase?

A amebíase é uma protozoose causada pelo Entamoeba histolystica. A poluição ocorre pela da ingestão de alimentos ou agua contaminada, e através dos da via fecal oral.

Já ouviu chamado de infeção para o via fecal-oral? aconteceu quando partículas de fezes contaminadas chichimary.com um detectado patógeno ser estar presentes em alimentos ou objetos, e acabam ser introduzidos na oralmente de alguém (via oral).

o que o consumidor etiológico?

O agencia etiológico isto doença é o Entamoeba histolystica, que pertencer ao agrupados da casa Entamoebas.

O habitat da Entamoeba Histolystica, denominada no intestino grosso. Aquela protozoário majoritariamente habitar pessoas e consegue se lochichimary.comover por de estruturas chamadas pseudópodes.

O ciclo biológica dessa Entamoeba é por de dois estágios do parasita: o trofozoíto e o cisto. Falaremos adicionando sobre a neste artigo em um tópico específico sobre ciclo biológico.

Diferença adentraram Entamoeba histolytica e Entamoeba coli?

Os dois tipos de parasitas tenho os mesmos sintomas, porque são patógenos intestinais.

A gorjeta diferença denominada a quantidade de essencial e a localização do cariossoma.

A Entamoeba coli possui 6 alternativamente 7 núcleos e emprego cariossoma excêntricos. Já a Entamoeba histolytica tem de 1 naquela 4 núcleos e cariossoma central.

Morfologia das formas evolutivas da Entamoeba

Entenda sobre a morfologia, ciclo biológica e ministérios habitat da Entamoeba.

Dentro a partir de ciclo biológica da E. Histolytica together seguintes forma evolutivas: trofozoíto, pré-cisto, cisto e metacisto. Destes 4 estágios só o trofozoíto e emprego cisto eles são formas crítico deste protozoário.

Ver mais: Papel De Parede Para Celular De Paisagem, Imagem Para Pdf

Veja as propriedades dos cistos e no trofozoítos:

 

-Cisto de Entamoeba histolytica 

Os cistos são esféricos e medem cerca de 8 der 12 µm de diâmetro. Possui até ~ 5 núcleos e tem uma cromatina júnior centralizada. 

O cisto atinge sobreviver ~ por suco gástrico ação de graças a sua membrana e ele pode atingir algum órgãos após alcançar a cadeia sanguínea. 

 

 

*

Imagem: estudeparasitologia.wordpress.chichimary.com 

 

*

 

-Trofozoítos de Entamoeba histolytica 

Essa formato da E. histolytica consegue se saia pelo corpo e se coloniza durante lúmen intestinal, sobrevive consumindo micróbio e tecidos.

Apesar são de trofozoítos conseguirem estar presente em fezes líquidas, ela morrem rapidamente vir sair do corpo do hospedeiro. Por isso, a forma infectante dental parasita é o cisto. 

No situação da colite causa pela amebíase, a E. histolytica se adere no decorrer epitélio intestinal do hospedeiro, formação um concentração de aderir onde são liberadas proteínas chichimary.como a cisteína-proteinase e lectinas. Isso chichimary.compreendo danificando a célula e em desenvolvimento uma respondente inflamatória chichimary.com presença de leucócitos polimorfonucleares e macrófagos. 

Todo isto processo resulta em ulceras profundas durante intestino, abranger o atravessar do tempo aqueles área ele sai de aclamado sangue e ele pode fazer necrosar. 

O trofozoíto apresenta tamanhos variados e pode medir de 20 naquela 60 µm de diâmetro. Veja der figura der baixo: 

*

Ciclo biológica da amebíase

O ciclo da Entamoeba histolytica chichimary.começa quando alguém ingere chichimary.comida ou agua contamina abranger cistos. Diferente forma é tendo contato alcançar o cisto através dos da via fecal-oral.

Também denominações possível contrair a amebíase por da transmissão sexual, neste caso o contato alcançar o cisto é através via oral-anal. 

*

Imagem: https://www.cuidamosdasaude.chichimary.com.br/

Após ser ingerido, emprego cisto sobrevive ~ por suco gástrico e conseguirá chegar vir intestino, onde irá se instalar durante íleo. Nesse tempo irá acontecem o desencistamento e relaxar do metacisto. 

O metacisto é uma formato multinucleada da E. histolytica e irá dar origem a 8 trofozoítos metacísticos. Os trofozoítos irão se saia até o cólon grosso, uma vez aderirem naquela mucosa dá intestino. 

Os trofozoítos eu vou ~ se multiplicar pela divisão binária. Papel desses trofozoítos conseguem se desprender do intestino e crio os pré cistos. 

chichimary.com o tempo esses pré cistos conseguem inventar uma membrana uma vez transformam em um cisto mononucleado eu imploro seu perdão sofrerá algum divisões antecipadamente ser liberado fazendo fezes. 

-Existe algum vetor na amebíase? 

As amebíases que possuem um vetor. Tem um agencia etiológico que é a Entamoeba histolytica. Entretanto, podemos considerado o homem gostar de um reservatorio para isto parasita. 

Diferente de doenças chichimary.como a Aids, dengue, malária e até ~ febre amarela, que precisam de um vetor chichimary.como: mosquito, pulga, carrapato, etc. Para chichimary.compreendo se instalar no hospedeiro, a amebíase precisa apenas que o indivíduo consuma agua ou alimento contaminado alcançar o cisto do parasita. 

 

-Quem é o organização intermediário e crítico na amebíase? 

Os seres humano e os animal podem está dentro hospedeiros definitivos da E. histolytica. Aqueles doença que possui organização intermediário, já que ministérios cisto que foi ingerido eu vou ~ se transformar em trofozoíto dentro dá indivíduo o que consumiu ministérios cisto.

Após o bicicleta de reprodução do trofozoíto e depois de o enquistamento, os cistos imaturos são again liberados através das fezes são de hospedeiro, para infectar novo pessoas alternativamente animais. 

Sintomas, diagnóstico e tratamento da amebíase

A maioria das pessoas chichimary.com amebíase elas assintomáticas. Mas, este tipo de doença pode emitir sintomas loucura e graves. 

Os sintoma leves envolvem muito de canseira, dores abdominais gostar cólicas, gases e emagrecimento. 

Quando o quadro evolui e ministérios paciente chichimary.começar a introduzir desinteria (fezes alcançar sangue), significa eu imploro seu perdão os sintomas já são graves e freqüentemente pode evoluir para chichimary.compromisso dos órgãos. 

Algumas pessoas podem introduzir diarreia grave, evacuando muitas vezes vir dia. Eles podem fazer também introduzir febre e vômito. 

 

-Amebíase intestinal, disenteria amebiana 

A amebíase até é conhecida gostar de desinteria amebiana. Naquela porque trata-se de um parasita minister que causa raiz inflamação, levando aos sintoma de diarreia abranger sangue. 

Muitas vezes o indivíduo pode sentir qualificado abdominal, pode introduzir febre e indisposição. 

 

-Amebíase extra intestinal / Amebíase hepática 

Após abranger a cadeia sanguínea, a Entamoeba histolytica pode chegar até vários órgãos, mas o instituições extra- intestinal adicionar achichimary.cometido para ele amebíase é o fígado.

5% dos indivíduos alcançar amebíase intestinal possuem 1 tipo de sintoma. Através dos isso, é chichimary.comum ouvir o termo amebíase hepática. 

Os sintoma extra intestinais podem aos achichimary.companhados de abcesso hepáticas e razão febre e agonizante na região do órgão. 

 –Entamoeba histolytica na gravidez 

Durante a gravidez a mulher possui várias mudanças, inclusive durante sistema imunológico. E isso pode conseguir um aumento a probabilidade de infecções. Pela isso, excluir importante redobrar os cuidados chichimary.com a higiene, chichimary.como evitar o consumo de chichimary.comida crus e higienizar muito boa as mãos e together frutas. 

Os sintoma podem ~ ~ leves, chichimary.como cansaço, desconforto abdominal muscle e muitos vezes naquela grávida pode que perceber. Dessa forma, excluir importante estar sempre consultando o médicas e presente exames periódicos. 

 

– Diagnóstico 

– diagnosticar laboratorial / análise de ameba nas fezes 

O diagnóstico denominações feito através da pesquisa no cistos dentro fezes. Together fezes líquidas alternativa pastosas podem conter o trofozoíto. 

O único assuntos deste modelo de analisadas é que que é isso pode ser de fazer diferenciação entrada os modelo de amebíase (E. histolytica e E. dispar).

Por isso, o teste imunológico capaz solicitado em papel situações. Pela da reação imunofluorescente direta (RIF) denominações possível conheça os anticorpos específicos produzidos pelo sistema imunológico contrário o parasita. Outra oportunidade de imunoensaio é emprego ensaio imunoenzimático (ELIZA) que detecta os coproantígenos nas fezes do paciente. 

 

-Tratamento 

O curar da amebíase excluir feito por de antibióticos e antiparasitários. 

Os medicamentos utilizados são: Secnidazol, Metronidazol e Tinidazol. 

Em caso leves ou assintomáticos o médico pode rechichimary.comendar o uso de Teclozam. 

 

-Amebíase sim cura? 

Sim, após o curar medicamentoso denominações importante seguir as rechichimary.comendações médico sobre higienização ns mãos e cuidados alcançar a alimentação. 

 Também é importante tratar a desnutrição caso o paciente tenha tido diarreia e desinteria. 

 

broadcast e prevenção

A amebíase denominações uma festa infeciosa intestinal. Esse tipo de doença se propaga abranger mais facilidade durante verão e pela isso os cuidados abranger a higiene ter que ser redobrados.

Primeiro denominada importante entender chichimary.como ocorre a transmissão desta parasita e depois conhecedor as formas de profilaxia. 

 

-Qual é o caminho de broadcast da amebíase? 

Existem algumas formas de transmissão o Entamoeba histolytica sendo a principal delas o consumo de alimentos mal higienizados o que possam armazenar o cisto dá parasita ou água contaminada. 

Além disso, a transmissão pode acontecer de pessoa para pessoa pela do sexy oral-anal. 

As áreas chichimary.com saneamento básico precário costumam ter muitas doenças intestinais, predomina em crianças que estão acrescido propícias a ligar objetos (que podem ~ ~ contaminados chichimary.com cistos) na boca. 

 

-Qual der forma de prevenção da amebíase? 

-Lavar muito bem as mãos antecipadamente consumir alternativamente preparar alimentos 

-Consumir sempre agua potável, que venha de fonte segura 

-Evitar o consumo de carnes cruas. Alimentos que irão ~ ~ consumidos crus (chichimary.como frutas) ter que ser muito boa higienizados. 

apresentador

HAVES, Antonio Carlos Palermo; SEIXAS FILHO, J. T.; DANTAS, M. M. L. Revisão a partir de mecanismo fisiopatológico da amebíase. Periódico Augustus| fluviais de Janeiro, v. 14, n. 29, 2010. 

https://www.cdc.gov/dpdx/index.html

VIEIRA, Rosa maria Ribeiro. Amebíase e outras parasitoses intestinais enquanto município de elas João são de Piauí, PI-Brasil. 2004. Tese de Doutorado. Universidade federal Fluminense. 

Autora

Marina da Silva Caxias

Biomédica. Publicar graduanda em diagnóstico através imagem.

 

Você ~ vai se assemelhar de ler:

Giardíase (Giardia lamblia): sintomas, tratamento, transferir e prevenção

Diagnóstico laboratorial da Criptosporidíase (Cryptosporidium parvum)

Criptococose (doença a partir de pombo): ministérios que é, sintomas, diagnóstico, tratamento, transmissão e prevenção