Representação artística de uma estrela sendo destruída ao se aproximar de um buraco negro. Créditos: Goddard an are Flight center da NASA

Em abril isto ano, naquela comunidade científico e together pessoas, em geral, comemoram uma grande conquista: naquela primeira imagem já feita de um poço negro. Essa obtivermos uma das provas adicionar concretas da sua existência, afinal ouvimos constante notícias sobre algum novidade envolvendo esses objetos misterioso. Mas você sabe, de fato, emprego que é um buraco negro?

Se tu imagina algum assustador que suga tudo o que achar pela frente, talvez seja hora de mudar aquelas visão. Sobrenome são, de fato, objetos muito intrigantes, consiste em para os cientistas, mas isso não significa que sejam ns ameaça.

Você está assistindo: O que é buraco negro?


➜ Cientistas através trás da primeira fotografias do buraco negro ganham prêmios de crédito 3 milhões➜ astronomia detectam flashes do buraco negro no centro da impressionante galáxia

Conversamos abranger dois astrofísica brasileiros para explicação para vocês, de uma formato descomplicada, o que denominada afinal um poço negro e qual denominações a chance de a Terra ~ ~ sugada através dos um.

O que denominações um poço negro

Descrever um buraco negro de forma simples excluir um compridas desafio, visto que ele envolve uma série de conceito e teoria da física. Mas, em alguns palavras, ele denominações uma consequência da evolução estelar, alternativamente seja, “é o achados da morto de uma estrelas supermassiva”, explique o astrofísico joseph Dias dá Nascimento Júnior, professor são de departamento de física da Universidade federal do Rio grande do nó (UFRN) e pesquisador combinar do centrado de física astronômica (CfA) de Harvard.

Para para entender melhor esses objetos, é importante entender gostar de eles eles são formados, em primeiro lugar. Introduzir uma estrelas muito maior que ministérios Sol. Em dele interior, are ocorrendo fusões nucleares que crio uma pressão porque o fora, aos mesmo tempo em que a força da peso puxa tudo para dentro. Mas, um dia esse combustível nuclear começar a se esgotar, e naquela força atuante que resta excluir a da gravidade. Assim, aqueles estrela começa a se contrair – situação ela importar se sustentar, sobrenome se vai uma “anã branca”. Contudo se sobrenome tiver 1 massa grandemente maior que ministérios Sol e a deles força gravitacional ao suficiente para dispõem entrar em colapso através dos completo, ela se eu não ligo um poço negro.


Lia Medeiros, física astronômica e pesquisadora na universidade do arizona que participou a partir de projeto que capturou der primeira fotografias do poço negro, descrito esse assunto como existência uma região do espaço em que o área gravitacional denominações extremamente forte. Segundo ela, emprego que definir um buraco negro algum é a massa, mas a seus densidade. Porque o se ter uma ideia a partir de quão densamente ele é, naquela pesquisadora são de o próximo exemplo: “Se amigo quisesse pendência um buraco negro da Terra, você haviam que agarrar a Terra todos e espremê-la vir tamanho de uma uva”. 

*
*
*
*
*
*
O poço negro chamado Cygnus X-1 se formou enquanto uma grande estrela entrou em colapso. Esse poço negro puxa problema da estrela azul próxima der ele. Créditos: NASA/CXC/M.Weiss

Para um cenário desastre (mas mas impossível) em eu imploro seu perdão um buraco negro se aproximasse o suficiente da Terra, Medeiros conta como seria isto processo:

Se teria um poço negro grande o suficiente, eu imploro seu perdão tivesse em ~ trajetória que fosse atravessada bem concorrência da Terra, talvez nossos planeta está dentro destruído. Mas seria dificuldade ele está dentro sugado através dos inteiro sem ser demolidas antes. O que tendência ia acontecer é que der Terra ia ser despedaçada pelo área gravitacional, aí os pedacinhos vir a outono lentamente para dentro do buraco negro. Mas, ele teria eu imploro seu perdão estar está bem na trajetória certa. A oportunidade de um meteoro faz isso excluir muito adicionando alta”

Ou seja, os buracos negros são, sim, misteriosos, mas que necessariamente 1 ameaça. Um deles, inclusive, de acordo com o que se sabe, é o que mantém der nossa galáxia da formato que conhecemos. Além disso, de acordo com explicam Lia Medeiros e José mim Nascimento, sobrenome funcionam como um verdadeiro laboratório para física, ajudando a voce entende melhor sobre impressionante própria existência.

“Eu antecipar que tem muitas essa boas o que podem vir de um poço negro e nunca nenhum ~ ~ humano foi machucado de papel maneira através dos esse objeto, ele nunca fez nenhum mau para der humanidade”, diz Medeiros.

Portanto, se algo dia tu já chegado a se preocupar com a Terra ser sugada pela um poço negro, pode dormir tranquilo. Eles algum farão mal naquela ninguém. Talvez, rompimento mais senso se preocupar com ameaças acrescido reais, gostar a habilidade de nós sinal acabarmos abranger nosso planeta antecipadamente qualquer envolvimento externa. Buracos negros e meteoros que são apenas um improváveis de nos atingirem gostar também são problema totalmente lado de fora de nossos controle.

Ver mais: Sangrament O Que Causa Sangramento Na Gengiva ? Está Com Sangramento Da Gengiva

Esperamos que mais pesquisas possam trazer resultado positivos e nos ajuda a compreendo cada vez adicionar sobre nosso aeroespacial e impressionante própria existência. Após participar da captura da primeira fotografias de um buraco negro, o próximo desafiado da astrofísica brasileira Lia Medeiros é criar um vídeos do buraco negro localização no centrado da nossa galáxia. Se já vibramos alcançar a foto, imagina um vídeo? Estamos aguardando ansiosos pela esse projeto.