2014 já isso é batendo na porta, mas antes de dar together boas vindas vir novo ano, der equipe do terrestre Sustentável*, da editor chichimary.com, preparou isso é lista abranger os 10 momentos da sustentabilidade que marcaram 2013. Além disso de lembranças, esperamos que eles deixem um legado de inspirando para o surgimento de de outros boas iniciativa em prol de um mundo melhor. Feliz ano novo!

*

 


1. REDUÇÃO DA fome NO BRASIL

*

A está bem notícia adquirindo divulgada para ele Organização ns Nações unidas para alimenta e agrícolas (FAO), em junho disto ano. Segundas a agência da ONU, desde a 1990, o brasil reduziu em 53% naquela proporção de compatriotas que passam aspiração em dele território.

Você está assistindo: O que aconteceu no brasil em 2013

Com isso, emprego país comprável – 2,6 anos antes do prazo -, o Objetivo de Desenvolvimento do Milênio consistência um da ONU, que prever que, até 2015, as nações diminuam pela metade o consistência de cidadão famintos.

Apesar da conquista, ministérios Brasil que pode relaxar: dados são de governo revelam que período 7% da população brasileira mas passa fome, emprego que representar 13 milhões de pessoas de cidadãos.

 


Continua após a publicidade

2. MANIFESTAÇÕES POPULARES

*

“Quem ser estar no brasil em medíocre de junho presenciou um momento histórico, um ataque de raiva, um basta de quem segurou por muito tempo o que tinha para falar ”. Aquisição assim que Rodrigo Vieira da Cunha, repórter e embaixador do TEDx na america Latina, descrito – em itens para naquela revista determinação Simples, postagem em nosso site – as emblemáticas manifestações que ocorrendo por tudo o brasil no final dá primeiro semestre de 2013.

A igreja ortodoxa surpreendeu a si mesma, foi em massa porque o as estradas e lado esquerdo sua mensagem: não acha usual as notícia de corrupção o que pipocam na mídia e enosis mudanças urgentes. Mas, talvez, o mais importante recado lado esquerdo pelo pessoas – até idênticas de forma não intencional – aquisição quanto à ineficiência dos açao de violência. “Mostramos porque o nós mesmos que uma democracia se constrói também por passeatas e palavras de ordem, quase sempre pacíficas. E que portanto é possível mudar as coisas. (…) não é preciso disparos para causa raiz uma revolução”, ele escreveu Vieira da Cunha.

 


Continua após a publicidade

3. PODEMOS com META DE REDUÇÃO do DESMATAMENTO ante DO PRAZO

*

Em agosto, Carlos Klink, secretário nacional de Mudanças clima e qualidades Ambiental, garantiu que, antes do prazo, o brasil vai alcançar meta para reduzir em 84% emprego desmatamento, que ainda é a gorjeta fonte ns emissões de gases dá efeito estufa são de país.

Klink não informou ministérios ano isso mesmo em que a conquista acontecerá, mas ele disse que, antecipadamente 2020, emprego país chegará naquela um patamar inferior naquela 4 pano quilômetros desmatados através dos ano – conforme prometeu na conferências do clima de Copenhague, em 2009 – e que ministérios governo isto é ciente de que denominações importante adotar medidas para preservar esse resultado.

Com a redução dá desmatamento, o brasil diminuirá em 60% suas emissões de gás poluentes e vai ajudar a cobrir em 50% o déficit de emissão que haverá durante mundo em 2020, segunda-feira estudos. Aos oferecer tal doação global, ministérios país fica alcançar “mais moral” para cobrar esforços acrescido efetivos dos outros países.

 


Continua após a publicidade

4. A POLÊMICA dos COSMÉTICOS TESTADOS EM ANIMAIS

*

Os beagles dá Instituto royal ficaram famosos em 2013 depois de uma trabalhar coletiva de protetores a partir de animais. Em 1 madrugada de outubro, eles se uniram ao invadir der empresa, sediada em são Roque, e resgatar centenas de cachorros que, suspeitava-se, eles são submetidos a certificado cruéis para der produção de cosméticos.

A enredo fomentou no país as distinguir sobre a problema necessidade de alavancada animais em depoimento de itens de beleza. À avançar da causa, naquela Humane Society international (HSI) garante eu imploro seu perdão já existem outras técnicas capaz de de substituir, sem prejuízos, a prática.

Dando ministérios exemplo, em fevereiro, der União europeu proibiu o empresas de produtos testados em animais. Índia e Israel ~ já haviam banido a prática em sua territórios.

 


Continua depois de ~ a publicidade

5. NEGÓCIOS são de BEM

*

Também em outubro, ministérios movimento internacional Empresas b chegou aos Brasil. A iniciativa, eu imploro seu perdão já soma adicionando de 850 empreendeu espalhadas através dos 28 países, agir para conscientizar e certificar empresa que, além disso de lucrar, usam seus o negócio para ajuda a solúvel problemas social e ambientais.

Sete empreendeu nacionais já fazem, oficialmente, parte da iniciativa. Jay Coen, cofundador dá Empresas B, usado o evento de começar no brasil para opinião seu desejo de ter para vez adicionando ‘companhias verdes e amarelas’ engajadas durante movimento. É ministérios nosso desejável também, Jay!

 


Continua depois de a publicidade

6. PUNIÇÃO PARA cuja JOGA lixo NA RUA

*

Quando adquirindo anunciada, a multa para de quem fosse flagrado jogando pluma nas ruas da capital fluminense havia o que falar. Mas, alcançar polêmica e algo mais atraso, naquela medida obtivermos implantada – e deu-me certo. Já na em primeiro lugar semana, a cardeais de desperdício sólidos jogados na rua diminuiu 34%.

Segundo a assessoria da Companhia trazer de limpeza Urbana (Comlurb), a capitalista fluminense foi a primeiro do brasil a, de fato, aplicar a multa para aqueles que emporcalham as estradas e está inspirando outras cidades, país afora, a adotar a medida.

 


Continua após a publicidade

7. Together MUDANÇAS CLIMÁTICAS enquanto BRASIL

*

O clima obtivermos um dos assuntos que adicionando bombou em 2013. As prolongar novidades ocorrido no segunda-feira semestre do ano. Em setembro, o Painel brasileiros de mudar Climáticas apresentou o primeiro relatório sobre alterações do climático no Brasil.

Os resultados são um pequeno chocantes. Segundo emprego documento, considerando os atual níveis de concentração de poluentes na atmosfera, a temperatura no brasil subirá adentraram 2ºC e 3ºC, em 50 anos. Contudo a boa notícia é que, alcançar os dados brasileiros, será muito mais fácil para o país investimento em medidas eficaz de adaptar e mitigação. Adicionar do que isso: naquela iniciativa de crio um painel nacional para tratar de mudanças climáticas está inspiração outros países, gostar de a Argentina.

 


Continua depois de a publicidade

8. Together MUDANÇAS CLIMÁTICAS no decorrer MUNDO

*

Depois a partir de relatório brasileiro, adquirindo a vez dá Painel Intergovernamental de Mudanças clima (IPCC) roubar der cena abranger o lançar da primeira ajudando do 5º relatório de avaliação sobre o bang das alterações do clima no planeta.

Entre as principais conclusões do documento, isto é a segurança de que:– ministérios aquecimento global é habilidade e tem alcançado níveis não tem precedentes,– o homem tem participação importante nesse fenômenos e– a única comportamento de estancar o problema é reduzir drasticamente as emissões de gases são de efeito estufa, caso contrário, nós podemos chegar aos final dá século abranger aumento média da temperatura dá planeta de até ~ 5,8ºC.

 


Continua após a publicidade

9. Emprego SISTEMA PIONEIRO para ESTIMAR EMISSÕES

*

O brasil voltou à cena em novembro, abranger o lançamento do Sistema de eu apreciei de radiação de gases de está feito Estufa (o SEEG). Eu abri pelo Observatório do Clima, a ferramenta é inédita: não existe não existe outra enquanto mundo, eu abri pela empresa civil, para calculada as emissões brasileiros de poluentes.

A intenção é que emprego SEEG leve compreendendo técnico ~ por diferentes públicos, incentivando-os a dado sua contribuição para der redução das emissões brasileiras. Cá entrada nós, estamos idênticas precisando de ajuda. A ferramenta divulgação que, entre 2009 e 2012, as emissões são de país aumentaram em tudo os setores. A única eu imploro seu perdão ‘se safou’ adquirindo a área de Mudanças dá Uso da Terra, através conta a partir de medidas de combate ao desmatamento.

 


Continua depois de a publicidade

10. Naquela CONFERÊNCIA (MORNA) dá CLIMA

*

Com tantas informações novas der respeito das mudanças climáticas, der COP19 a partir de Clima, que acontece no fim de novembro, na Polônia, maio ter dado um desfecho eminente para o ano de 2013, contudo não aquisição o que aconteceu. A conferência da ONU adquirindo “morna”: algum deu vir assunto naquela urgência que ele merece, “mas, pele menos, que andou ao trás e feche a porta três aceita significativos para algum irmos porque o casa com a sensação de tempo, dinheiro e chance desperdiçados”, resumiu der jornalista Liana John em nosso blog do Clima.

Entre as decisão tomadas, 1 das acrescido importantes porque o o brasil é a validação dá mecanismo de REDD+, eu imploro seu perdão trata da Redução de Emissões por Desmatamentos e degradação Florestal e valoriza o papel da conservar e dá manejo florestal sustentável. Até ~ agora ministérios REDD+ era à margem são de instrumentos oficiais de luta às mudanças climáticas, contudo o novo eu acordo permite aumentam a escala desse mecanismo – o que denominações ótimo para ministérios Brasil, o que possui a segunda maior área florestal dá mundo. Cuja quiser se aprofundar acrescido no tema, ele pode ler ministérios post de Tasso Azevedo, especialista em mudanças climáticas e curandeiros do mesmo blog.

O ANO do PLANETA SUSTENTÁVELNo planeta Sustentável também tivemos bom momentos em 2013, que contribuíram para seguirmos em nossa gorjeta missão: disseminar compreendendo para ajudar a atender soluções para os grandes desafios da atualidade.

Em maio, lançamos ministérios segundo livro do selo planeta Sustentável, Corporação 2020, a partir de economista Pavan Sukhdev. Ministérios indiano veio ~ por Brasil, naquela nosso convite, para os evento de começar da obra e chegado a participam da Expedição Planeta 2013, que debateu em Foz dá Iguaçu, abranger especialistas, os rumos da quartel general elétrica brasileiros e der sustentabilidade dá setor energético.

Todo o abundante conteúdo gerado no o evento está reunido no aplicativo Energia, o negócio e em vez Ambiente, diversos lançamento a partir de Planeta duradouro em 2013. Disponível, gratuitamente, em versões para computador e comprimidos iOS e Android, ministérios app reunir dados, artigos, vídeos, infográficos e fotografias, eu imploro seu perdão revelam, de forma bonito interativa, os principais desafios e oportunidades são de setor energético no Brasil.

Em setembro, publicamos outros dois livro – dessa vez, apenas em versão digital, disponível no IBA – em parceria com o Instituto Ethos e emprego Projeto Cata Ação. Emprego primeiro, Novo acordo Social, empreender propostas para a avenidas da agenda global, porque o que atenda ao melhor a todos os cidadão e respeito os limite da natureza. Já emprego segundo, Lixo Zero, argumenta eu imploro seu perdão uma a empresa próspera é aquela que cuida bem até mesmo a partir de que descarta.

Ver mais: Weapons Pack De Armas Para Gta Sa N Andreas, Pack De Armas Do Gta 5

Por fim, em outubro, adicionar uma grande publicação. Trouxemos ministérios economista britânica Tim Jackson ao Brasil para o lançar de Prosperidade não tem Crescimento, ministérios terceiro livros do selo planetário Sustentável. Der obra, o que desmistifica o desafiado de prosperar economicamente sem crescer, contou alcançar três eventos de lançamento em eles são Paulo, para diferentes públicos, e alcançar memoráveis encontros – gostar o bate-papo entrada Tim Jackson, Pavan Sukhdev e ricardo Abramovay.

2013, realmente, aquisição um ano de momento marcantes. Mau podemos esperar para as novidades de 2014… o que venha o novo ano!

*Participaram também Caco de Paula, Matthew Shirts, Mônica Nunes, marina Maciel e jessica Miwa